da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Os pais de alunos da escola municipal (Emeb) Professora Anna Pontes Chagas participaram de uma visita à Pinacoteca Diógenes Duarte Paes e ao Museu Histórico e Cultural de Jundiaí “Solar do Barão”, nesta sexta-feira (7). Na oportunidade, eles conheceram os acervos e exposições abrigadas pelos museus. A atividade é promovida pelo setor educativo do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, que realiza um trabalho em parceria com as escolas.
A iniciativa de levar os pais de alunos aos museus partiu da professora Patrícia Macedo. “As crianças já conheceram o espaço, achei interessante os pais visitarem também. O interesse pela aprendizagem é maior, quando estimulado pelos pais.”
Para o museu, foi uma oportunidade de diversificar o público. “Normalmente recebemos alunos para estas visitas mediadas. Com esta atividade estamos ampliando nosso alcance e contato com a comunidade”, destaca a socióloga e educadora, Creusa Claudino.
Enquanto tirava fotos, Cristiane Spindola conhecia a história da cidade. “Moro há 9 anos em Jundiaí e nunca tinha visitado o museu. Agora volto cheia de conhecimentos para passar para meu filho.”
Os visitantes conheceram as exposições “Da carta ao e-mail: por onde anda a comunicação” e “A interação da Arte com as Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008”, do artista Elvis da Silva, que aborda as culturas indígena e negra, além do acervo de objetos que contam a história de Jundiaí.
“Gosto de participar e me envolver com a vida estudantil dos meus filhos, de acompanhar o processo de aprendizado deles e também de me atualizar. Esta visita é um momento que saio da rotina e entro em sintonia com o dia a dia das crianças”, disse Denise Nunes Boldrini, que aproveitou a oportunidade para levar a pequena Heloisa, de 9 meses, ao passeio.
As visitas mediadas podem ser marcadas no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão pelo telefone (11) 4521-6259. O museu, localizado na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro, conta com espaço de visitação e entrada gratuita.