Prefeitura convoca feirantes para aferição de balanças

7/11/2014 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí está convocando os feirantes que participam das feiras livres e dos varejões diurnos e noturnos da cidade para a aferição anual de balanças, que vai ocorrer nos dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de novembro no Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva).

O local é cedido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Turismo e o trabalho é realizado pela unidade regional do Instituto de Pesos e Medidas do Estado (IPEM-SP), que promove esse tipo de ação por seu convênio com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“Como não temos sede do instituto na cidade, fizemos essa parceria para facilitar a vida dos nossos feirantes. É importante que todos façam, porque depois existem as visitas de fiscalização nas feiras e varejões”, explica o secretário Marcos Brunholi.

De acordo com o diretor de abastecimento da Secretaria de Agricultura, Edilson Chrispim, a estimativa é que 160 permissionários das feiras e varejões, envolvidos com o comércio de frutas, verduras, hortaliças e outros alimentos (90% do total desses eventos) participem dessa aferição anual obrigatória.

“O objetivo dessa legislação é garantir a tranquilidade e segurança dos moradores que usam o sistema municipal de abastecimento”, afirma.

O horário de atendimento técnico nesses dias, sempre segundas e terças-feiras, é das 9h às 11h30 e das 13h às 15h. O processo é simples com a entrega da balança, o encaminhamento de uma taxa bancária prevista em R$ 50 e o retorno para a devolução da balança devidamente licenciada.

Em caso de desacordo da balança usada pelo feirante com as normas técnicas, ele recebe um prazo de adequação que pode ser resolvido na semana seguinte. Por esse motivo, a indicação da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo é que os feirantes procurem realizar o procedimento nas duas primeiras semanas, evitando o imprevisto de uma viagem posterior para a unidade regional do instituto em Campinas.

A ciência da metrologia, explica o IPEM-SP, tem sua principal data em 1875 com a assinatura na França da “Convenção do Metro“, unificando medições de diversos países a partir do sistema métrico decimal. O peso utilizado em trabalhos como o agendado para Jundiaí utiliza réplica do Padrão Internacional do Quilograma, método que substituiu na cidade a prática secular do uso da dúzia.

Compartilhe no Whatsapp