da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
I-Nopa
O programa Novas Parcerias integrado ao Programa DKTI (Iniciativa Alemã para o Clima e Tecnologia) – i-NoPa reúne as fortalezas das cooperações acadêmica e técnica, orientada pela demanda entre o Brasil e a Alemanha em uma parceria entre CAPES, DAAD e GIZ. O i-NoPa financia projetos de pesquisa multidisciplinar conjuntos entre instituições de ensino e pesquisa brasileiras e alemãs que envolvam grupos de docentes e pesquisadores de ambos os países.
O envolvimento entre Jundiaí e Alemanha começou em junho de 2013, quando o secretário Aguinaldo Leite participou do 5º Simpósio Internacional realizado em Hannover, na Alemanha. O evento, que foi organizado pelos governos brasileiro e alemão, contou com a participação de mais de 80 países.
Dois meses depois, um encontro promovido na cidade de Bonn, também na Alemanha, deu início ao programa I-NoPa (Novas Parcerias). Jundiaí apresentou um projeto da cidade em busca de parceria para solução sustentável na questão dos resíduos sólidos.
Em novembro, o prefeito Pedro Bigardi e o secretário Aguinaldo Leite foram convidados pelo governo alemão e pela GIZ (agência de cooperação internacional) para participar de uma visita técnica na Alemanha. Dos projetos apresentados no I-NoPa, Jundiaí foi a única cidade selecionada.
É a primeira cidade do Brasil que faz uma parceria de pesquisa deste nível com outro País. O recurso oferecido pelo governo alemão já está sendo utilizado para diagnosticar e implementar o melhor projeto de tratamento mecânico-biológico na cidade.
O projeto de estudo tem a duração de 15 meses e prevê investigação das características físicas, químicas e biológicas dos resíduos produzidos em Jundiaí – são 400 toneladas por dia. Além disso, o projeto fará uma análise do mercado potencial de consumo dos subprodutos que serão gerados após o tratamento mecânico e biológico como, por exemplo, composto, biogás e eletricidade.