da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Enquanto ainda são encerradas as atividades do Outubro Rosa, campanha de prevenção do câncer de mama que teve uma mobilização histórica na cidade, a Prefeitura de Jundiaí trabalha nos preparativos para o Novembro Azul, um mês com foco duplo na saúde dos homens e na prevenção do diabetes.
“O trabalho preventivo tem tido um grande estímulo por parte do prefeito Pedro Bigardi e dos diversos setores de governo”, explica o secretário Gerson Vilhena Pereira Filho, da Saúde.
No caso do diabetes, Jundiaí tem se destacado pelos programas de apoio aos moradores. O foco principal da campanha vai ser a realização de uma semana de capacitação sobre diabetes para os funcionários de todas as unidades dos setores de saúde.
De acordo com a coordenadora do programa, a enfermeira Nilce Botto Dompieri, o lançamento dos esforços para a data dedicada ao tema acontecerá dia 10 de novembro, no Paço. O Dia Mundial do Diabetes (14) é a principal referência para a iniciativa de capacitação, com o tema de “entender mais para atender melhor”.
Já para o tema da saúde do homem, em campanha nacional voltada especificamente para a realização dos exames preventivos do câncer de próstata, a rede de saúde vai estar mobilizada com mutirões dos ambulatórios de urologia, articulados em parceria com o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) pela coordenadora do Núcleo Integrado de Saúde (NIS), Célia Pellicciari Galliotti.
“Estamos definindo os últimos detalhes dessa campanha dupla que vamos ter no próximo mês”, comentou Vilhena.
Com esses dois segmentos de interesse, o Novembro Azul busca atingir uma ampla parcela da população de Jundiaí. A campanha atual, do Outubro Rosa, será “encerrada” na próxima sexta-feira (31) com um balanço a ser divulgado nas próximas semanas. Mas o agendamento de mamografias, alvo da campanha, continua disponível em toda a rede de saúde.