da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O Complexo Viário Léta e Oswaldo Bárbaro, na Ponte São João – ligação do bairro ao Centro pela avenida União dos Ferroviários – foi aberto para circulação de veículos no início da tarde deste sábado (25). Com isso, a Prefeitura de Jundiaí promove uma ampla transformação viária em toda a região central da cidade. O custo total da obra foi de R$ 42 milhões.
“Essa obra oferece mais uma importante opção para os moradores da Ponte São João, Colônia, Caxambu e os demais bairros da região, bem como para os que chegam de outras cidades, como Várzea Paulista e Campo Limpo. Trata-se de uma obra complexa, que exigiu uma das maiores intervenções viárias de nossa cidade”, destacou o prefeito Pedro Bigardi.
“Sem contar que é uma antiga reivindicação dos moradores da região, que sempre reclamaram do fluxo de veículos no viaduto da Ponte São João. Esperamos oferecer uma melhor qualidade no trânsito para quem precisa fazer esse percurso”, completa o prefeito.
O túnel conta com alça que liga quem trafega da região da Vila Arens, pela Ferroviários, para a avenida Antônio Frederico Ozanam; outra alça para quem trafega sentido Hortolândia-Ozanam; e uma terceira que faz a ligação Ozanam-Ferroviários.
Trânsito
De acordo com o Secretário de Transportes, Wilson Folgozi, a obra possibilita muitas vantagens aos motoristas. “Os principais benefícios são: a nova ligação que a cidade ganha sentido centro-Ponte São João; a melhor distribuição do fluxo de veículos no eixo da avenida São João, viaduto São João e avenida Torres Neves; e o aumento da capacidade viária da avenida São João e avenida Torres Neves.”
Além dessas vantagens, a passagem tem como objetivo eliminar maiores pontos de gargalo no trânsito na cidade. Dessa forma, foi liberada a conversão à esquerda na Antônio Frederico Ozanam, na altura da ponte sobre o Rio Jundiaí, sentido Várzea Paulista e liberada a conversão à esquerda da rua Dr. Torres Neves para a rua Prudente de Moraes.
Foram investidos ainda R$ 110 mil com a implantação de sinalização horizontal, vertical, mudanças semafóricas e faixas de orientação na região do Centro e da Ponte São João. Na sinalização horizontal foram implantados 2,9 mil m² de tinta, 40 prismas e 398 tachões (olho de gato).
A obra
De acordo com o secretário de Obras, Alan Piccolo, a obra, iniciada em 2011, estava orçada em R$ 46 milhões pela antiga administração. Porém, o atual governo Pedro Bigardi usou R$ 42 milhões para concluí-la e o restante retorna aos cofres públicos para outros investimentos. Ele destaca ainda que a Prefeitura pretende realizar reforma e pintura no Viaduto São João Batista, porém, o serviço só será possível com autorização do Iphan, já que o local é tombado.
O túnel, que tem 110 metros e uma área pavimentada de 16 mil m², recebeu iluminação em LED e instalações elétrica e hidráulica. Além disso, a drenagem foi preparada para receber grande volume de chuvas. São quatro bombas, em um reservatório com capacidade para 300 mil metros cúbicos para a água, que será bombeada para o Rio Jundiaí.
Na parte superior da passagem, onde há gramado, foi feita uma área de convivência para a população. Além disso, toda a calçada do lado externo foi preparada com acessibilidade. O túnel também conta com área para passagem de pedestres.