Coletivo de Trabalhadores da Saúde Mental faz primeira reunião

12/9/2014 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Cerca de 50 profissionais da área da saúde mental da rede municipal se reuniram na tarde desta quinta-feira (11), no auditório do Fundo Social de Solidariedade (Funss), para a primeira reunião do Coletivo de Trabalhadores. A ideia do grupo é discutir e pensar em conjunto os temas envolvendo a área com objetivo de melhorar o atendimento à população.

A ideia de formar o grupo surgiu durante o Fórum de Saúde Mental, realizado em maio deste ano. “Formamos uma comissão e fizemos a proposta para a coordenação de saúde mental. Chamamos de Coletivo porque é uma organização diferenciada. Não temos hierarquia, é um grupo horizontal”, explica o psicólogo Antônio Messias Gama Rospendowiski, um dos integrantes da comissão.

Participam do Coletivo médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, pessoal da enfermagem e assistência social que trabalham na saúde mental.

De acordo com Antônio, as reuniões devem ser realizadas a cada três meses. “Queremos integrar todos os serviços da saúde mental. Com isso, podemos trabalhar e pensar em rede”, destaca o psicólogo.

Ele exemplifica que há casos na rede de pessoas que passam de um serviço para outro. “A ideia é melhorar esse fluxo da rede, trocando experiências, discutindo casos emblemáticos.”

A rede de saúde mental do município conta hoje com o Ambulatório de Saúde Mental, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto e Infantil, o Centro Especializado em Álcool e Drogas (CEAD), as equipes itinerantes chamadas de Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF) e o Consultório de Rua.

Compartilhe no Whatsapp