da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Prefeitura de Jundiaí amplia os preparativos para o evento Outubro Rosa, voltado ao combate ao câncer de mama, com uma reunião organizada pela Coordenadoria da Mulher, nesta terça-feira (9). Além do Ambulatório de Saúde da Mulher, que coordena os esforços na Secretaria de Saúde, outros setores também foram envolvidos na busca da prevenção que é o tema do evento.
Neste ano, além da abertura no Hospital Universitário dia 1º de outubro, da caminhada no Parque da Cidade dia 17 de outubro e de eventos nas unidades de saúde ao longo do mês, estão sendo detalhadas iniciativas de outros setores como da Secretaria de Esportes e Lazer, no dia 7 de outubro, e outras em estudo nas secretarias de Educação, de Assistência e Desenvolvimento Social e de Serviços Públicos, entre outras.
O reforço ao trabalho com a saúde da mulher é uma orientação direta do prefeito Pedro Bigardi para a campanha, que teve como efeito em 2014 um total de 14.038 mamografias (unilaterais ou bilaterais) de janeiro e a julho, com um aumento de 416 exames a mais sobre o mesmo período do ano passado. “Foi uma campanha maravilhosa no sentido de chamar a atenção das mulheres para se cuidarem de maneira preventiva”, destacou a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss).
Um dos mecanismos em andamento, de acordo com a titular da Coordenadoria Municipal da Mulher, Marilza Campos, é um fórum de apoio. “Vamos estimular mais setores a se engajarem nessa campanha”, explicou.
O encontro preparatório contou também com a presença do diretor de cerimonial e eventos, Bruno Brescancini, e com a assessora do gabinete do prefeito, Marília Domingues de Souza.