Turismo Rural - sensibilização abre novo curso para produtores

23/2/2011 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Uma sensibilização realizada na manhã desta terça-feira (22) na Escola Técnica Benedito Storani (EtecBest) marcou o início de m ais um curso voltado aos produtores rurais, voltado ao fomento do turismo rural. Realizado por intermédio da parceria entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural de Jundiaí e apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Escola Técnica Benedito Storani (EtecBest) e Casa da Agricultura, o encontro teve como objetivo apresentar aos interessados os detalhes do programa, que terá seu módulo inicial no próximo mês de março.

De acordo com Claudemir Fernando Calderon, coordenador de cursos do Sindicato Rural de Jundiaí, que representa o segmento patronal, o curso terá um total de dez módulos, indo de março a dezembro, com três encontros mensais de oito horas cada. “A intenção é mostrar aos produtores como eles podem desenvolver ações para ampliar suas atividades, criando novas oportunidades econômicas”, explicou. Segundo Claudemir, há uma variedade de opções para incrementar o setor de turismo rural e, muitas vezes, os produtores já têm até alguma atividade mas não estruturada de acordo. Com o curso, além de incrementar alguma ação já existente, o produtor poderá desenvolver novas idéias.

O secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Jorge Yatim, aproveitou a oportunidade do encontro com os produtores para reiterar a participação da SMAA no sentido de apoiar e fomentar toda e qualquer ação que possa beneficiar o setor da agricultura em Jundiaí. Algumas iniciativas, inclusive, são desenvolvidas diretamente pela sua equipe técnica, como o Programa de Análise e Fertilidade do Solo, que oferece ao dono da terra a oportunidade de conhecer melhor o chão que produz e, dessa forma, promover uma adubação correta, visando a produtos de mais qualidade e evitando desperdício com dosagens excessivas. “Queremos que vocês façam bom uso das oportunidades que lhes chegam, como esse curso, que é de grande importância para quem pretende agregar valores à sua atividade”, disse aos presentes.



Programa Turismo Rural

Dividido em dez módulos, o curso que começa em março pretende reunir um número mínimo de 15 pessoas e tem como objetivo, de acordo com exposição feita pelo professor Eduardo Bettin, ampliar o olhar sobre a propriedade rural, fornecendo ferramentas para identificar e implantar negócios de turismo, de acordo com os recursos encontrados no meio, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família.


Os temas a serem explorados durante os dez meses são: Turismo Rural – Oportunidades de Empreendimentos; Identidade e Cultura; Gestão de Empreendimentos; Ponto de Vendas de Produtos; Meios de Hospedagem; Meios de Alimentação; Festival Gastronômico; Atividades em Áreas Naturais; Atendendo e Encantando o Cliente; Resgate Gastronômico; Consolidação do Programa; Oportunidades de Empreendimento.


A diretora de Agronegócio da SMAA, Isabel Harder, também esteve presente ao encontro, para convidar os produtores a participarem da segunda edição do programa Saúde no Campo, que acontece no dia 25 de fevereiro, das 13 às 15 horas, na Associação Amigos do Traviú, que fica na rua Luiz Carbonari, nº 100. “Teremos exames médicos, triagem auditiva, palestras e demonstração de uso de equipamentos de proteção individual”, lembrou a diretora.

Compartilhe no Whatsapp