Crianças, idosos e água garantem prêmio a Jundiaí

18/8/2014 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Secretaria de Saúde antecipou aos vereadores da Câmara Municipal, na sessão de terça-feira (12), os motivos que levaram Jundiaí a uma inédita conquista do 1º lugar entre municípios de mais de 300 mil habitantes do Estado de São Paulo no prêmio “Brasil Sorridente”, que foi entregue oficialmente à cidade nesta quinta-feira (14).

De acordo com o coordenador técnico de Saúde Bucal, Maurício Rodolfo Ciampaglia, os três principais critérios foram as crianças, os idosos e a água da cidade. “Como representantes da comunidade, transmitimos aos vereadores o cenário em que estamos atuando e os motivos do reconhecimento”, explicou.

No caso das crianças até 12 anos, os levantamentos mostram baixo índice CPOD (cariados, perdidos ou obturados divididos pelo total de dentes) com ações educativas desenvolvidas em escolas e eventos. Para o caso dos idosos acima de 60 anos, uma inédita ação preventiva reversa que, desde o ano passado, tornou-se permanente – e não mais apenas nas campanhas, como a prevenção do câncer bucal, incluindo o fornecimento de próteses e até mesmo visitas domiciliares e em instituições.

Água
Outro elemento importante é a garantia de flúor no abastecimento de água realizado pela DAE. O trabalho, que atende moradores de todas as idades no consumo direto ou no preparo de refeições, não teve interrupções e segue parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) orientados pela gerente do laboratório de controle de qualidade da DAE, Maria Elisabete Botan.

“Foi um resultado bastante estimulante para o setor”, destacou Maurício, lembrando que a odontologia também está presente nos pronto-atendimentos (PAs) e novos projetos da saúde.

A apresentação foi realizada na tribuna da Câmara, cedida em atenção ao assunto pelos vereadores da cidade.

Outros fatores que pesaram no resultado foram a valorização dos profissionais de odontologia, com parâmetros estaduais para os cirurgiões-dentistas e correção para os auxiliares de odontologia no ano passado, além da parceria com a Unicamp (Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Campinas) no censo epidemiológico da população, em andamento. No mês de setembro, acontece também o 1º Congresso Jundiaiense de Saúde Bucal.

Compartilhe no Whatsapp