Palestra sobre diabetes tem mais de 100 pessoas

12/8/2014 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Foi retomado nesta segunda-feira (11) o ciclo de palestras de Educação Permanente em Diabetes, com o tema da medição de glicemia capilar. A palestra atraiu mais de uma centena de moradores da cidade ao Núcleo Integrado de Saúde (NIS), no Anhangabaú, para as orientações da Secretaria de Saúde. O ciclo de encontros segue sempre às segundas-feiras, às 14h.

A a palestra abordou temas como a variação do nível de glicemia no sangue antes e depois das refeições (o que pode indicar a necessidade de mudanças nos alimentos), os cuidados com o aparelho e com as tiras ou a necessidade de medição de madrugada no caso de crianças.

“O uso do aparelho e das tiras de coleta de sangue é parte do mapa de informações, que são a maneira mais segura dos médicos orientarem os cuidados e o tratamento”, afirma a enfermeira Nilce Botto Dompieri, coordenadora do programa municipal de diabetes.

A lotação da palestra foi considerada atípica pela coordenadora, que lembrou que em julho houve uma interrupção por causa do congresso nacional que teve a presença de uma delegação de Jundiaí. Mas, ao mesmo tempo, a estimativa de 52 mil casos de diabetes na cidade motiva o aumento dos cuidados.

Além da orientação nas 37 unidades de saúde nos bairros e do ciclo de palestras no NIS, a Prefeitura de Jundiaí também fornece os aparelhos e tiras aos pacientes agendados pela rede na Unidade Médica Marechal, também da Secretaria de Saúde.

As próximas palestras do ciclo acontecem sobre os temas do pé diabético (dia 18), alimentação (dia 25) e sobre a insulina (dia 1º de setembro). O endereço do NIS é rua Carlos Salles Bloch, 74.

Compartilhe no Whatsapp