Unidades de saúde oferecem sessões de podologia e massoterapia

23/2/2011 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Usuários do sistema público de saúde contam, desde de novembro de 2010, com atendimentos em podologia e massoterapia (massagem). Os serviços estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Eloy Chaves e do Novo Horizonte e a Secretaria Municipal de Saúde pretende ampliá-los.

A inclusão destes atendimentos na rede básica de saúde se deu por meio de um convênio de cooperação técnica da Secretaria com o Senac de Jundiaí, envolvendo alunos dos cursos de massoterapia e podologia ministrados na instituição. É um processo de mão dupla, que contribui para que os alunos tenham atividades práticas e a Prefeitura possa ampliar o leque de serviços voltados à qualidade de vida da população.

"Todo processo foi feito com base na lei 7256/09, que autoriza a criação de convênios com instituições de ensino para estágio de alunos", informou a coordenadora da Secretaria, Maria Aparecida Ribeiro da Costa. Segundo ela, foi feito um levantamento junto às unidades priorizando adultos e idosos para o atendimento, o que possibilita reforçar medidas preventivas. São selecionadas unidades com grande concentração de idosos".


Unha encravada, micose, calosidade e pés diabéticos estão entre os principais problemas diagnosticados nos pacientes atendidos. De acordo com a enfermeira responsável pela UBS Eloy Chaves, Silmara Aparecida Botelho, o encaminhamento é feito a partir de avaliação de prioridade. "Temos a procura espontânea e também casos clínicos que são encaminhados por médicos. É feito o agendamento e o paciente aguarda ser chamado", disse a enfermeira. O agendamento é feito nas próprias unidades e o atendimento é voltado para moradores dos dois bairros.



Mão dupla


Para a aluna Camila Torres Ferreira, a iniciativa envolvendo Prefeitura e Senac foi muito bem-vinda e vai contribuir para a inserção das alunas no mercado de trabalho. ""Aqui temos uma boa base. Atendemos casos clínicos; pessoas que necessitam deste acompanhamento. Isso vai nos preparar para o mercado de trabalho", disse a aluna que, futuramente, pretende montar uma clínica de podologia. "Estou recebendo todo respaldo para montar a clínica".


Para a aposentada Euvira Soares de Oliveira Souza a oportunidade oferecida pela Prefeitura vai ao encontro dos anseios da população, que busca qualidade de vida. "Eu aproveito os dois serviços. Os meus pés melhoraram muito. Tenho micose na unha e o tratamento está sendo positivo. Estou sentindo uma grande melhora. Já, na massagem consigo relaxar bastante. É muito Bom", disse Euvira.


A professora Edilene Oliva acompanha os procedimentos, orientando as alunas. Segundo ela, o processo, normalmente, consiste em uma avaliação dos pés, cuidados com as unhas, com a pele dos pés, esfoliação, banho e massagem relaxantes. "São procedimentos que enriquecem toda a teoria que as alunas tiveram durante o curso", enfatizou Edilene.

Compartilhe no Whatsapp