A Secretaria de Transportes, por meio da Divisão de Fiscalização de Trânsito, retirou esta semana mais dois carros abandonados da rua, em uma ação conjunta com a Guarda Municipal e a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas). Somente neste ano, já foram retirados 85 veículos na mesma situação.
MAIS
A ação removeu dois carros que, de acordo com a lei 7.219 de 19 de dezembro de 2008, estavam abandonados. Um dos veículos, abandonado em um terreno baldio do Jardim Fepasa, apresentava apenas a carcaça.
“Recebemos uma denúncia alegando que o veículo estava no mesmo local há bastante tempo. Fizemos todo o procedimento necessário. Como o proprietário não retirou o carro após o adesivamento, foi feita a remoção”, explicou Amauri Costa, agente de trânsito responsável pela identificação, adesivamento e remoção de veículos abandonados em vias públicas.
O outro veículo removido, que se encontrava no Parque Centenário, além de apresentar as características de abandono, estava estacionado em cima da calçada, atrapalhando a passagem de pedestres.
. Após a denúncia, os agentes da Secretaria de Transportes vão até o local e, se constatado o abandono, é colocado um adesivo, para que o dono tenha ciência e retire o veículo da via. “Quase sempre os proprietários retiram no tempo estipulado, que é de cinco dias. Poucos são os casos em que precisamos do guinchamento”, diz Amauri.
A lei prevê que para ser considerado abandonado é necessário que o veículo possua uma das seguintes características: apresente somente a carcaça; tenha falta de um ou mais pneus; vidros quebrados, abertos ou ausentes; portas abertas ou destravadas; falta de placa; sinais de incêndio; sinais de depredação ou destruição; cobertura com lona ou qualquer outro material; mais de um pneu murcho e avarias. Assessoria de Imprensa Fotos: fotógrafos – PMJ