Guardas realizam treinamento na Serra do Japi

4/7/2014 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Tendo em vista a grande estiagem e possíveis focos de incêndios na Serra do Japi, o responsável pela Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí, o subcomandante Paulo Vicente Soares, promoveu esta semana um treinamento de atualização para os guardas que trabalham na Serra. O objetivo é aprimorar os trabalhos em situações de incêndios no Território de Gestão da Serra do Japi.

MAIS

Os 32 guardas divididos em duas turmas tiveram primeiramente aulas teóricas, com duração de 3 horas, em sala de aula, onde aprenderam mais sobre as estratégias e técnicas no combate à incêndios e na confecção de aceiros, inclusive com a utilização de equipamentos de proteção individual.

Com o trabalho em equipe e a utilização de ferramentas como enxadas, foices e rastelos, o aceiro é feito rapidamente. “Em incêndios, temos que trabalhar rápido. O trabalho é feito de forma sincronizada e exige muita dedicação”, explicou o subcomandante. O treinamento na Serra durou aproximadamente 2 horas.

Na Guarda Municipal há 19 anos, Alessandro Carboneri disse que esse treinamento é fundamental para o dia a dia. “Temos que aprimorar sempre. Somos responsáveis pela fiscalização da Serra e podemos nos deparar com incêndios a toda hora.” Alessandro lembrou o apoio que prestou em Cabreúva há 15 anos em um grande incêndio em uma área que pertence a Serra do Japi. “Ficamos três dias no local tentando conter as chamas. Formamos aceiros em diversos locais e o fogo não avançou e conseguimos controlar”, contou o guarda.

Segundo estatísticas da Guarda Municipal de Jundiaí, de janeiro a junho deste ano já foram controlados cerca de 10 incêndios no Território de Gestão da Serra do Japi. Nesses casos, o combate é feito através do trabalho em conjunto entre a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, além do Sistema de Monitoramento por câmeras que auxiliam na identificação dos focos. A GM está à disposição da população por meio dos telefones 153 emergência e 4492-9060.

Luciano Guerino Fotos: fotógrafos – PMJ

Compartilhe no Whatsapp