Saúde recebe medicamentos doados em campanha

24/6/2014 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Secretaria de Saúde recebeu nesta segunda-feira (23) um lote de 15 caixas de coleta com medicamentos doados à Campanha do Remédio. Agora, os remédios passarão por uma triagem que será feita pela Faculdade de Farmácia da Unianchieta, quando serão avaliadas as condições de segurança e a validade.

“A iniciativa estimula o conceito da solidariedade, que é seu principal aspecto positivo. Mas os critérios técnicos são bastante rígidos para validade ou armazenagem nesse setor e teremos uma análise detalhada”, explica o secretário de Saúde, Gerson Vilhena, que contou nessa parceria com o coordenador do centro universitário, Norberto Fornari.

O material é o primeiro lote da “campanha do remédio”, organizada pelo Grupo JJ e pelo Grupo Fierce, que segue até o mês de agosto. Para o idealizador da campanha, Rafael Muzaiel, o retorno inicial junto aos pontos de coleta mostram o potencial desse tipo de apoio voluntário.

“Tivemos a surpresa de encontrarmos caixas fechadas de medicamentos inclusive com nota fiscal, mostrando que pessoas compraram medicamentos novos que podem ser usados com 100% de certeza”, acrescentou Renato Almeida Lopes, do Fierce, que estima as doações em 3 mil unidades (o número final será dado após a triagem).

Outro caso em destaque foi o medicamento oncológico Sutent, que o casal José Cristino e Mercedes doou para uso dentro do prazo de validade destacando o custo de R$ 18,5 mil a caixa. “Era de um ex-aluno meu que se tratava de câncer e foi doado pela viúva Lia Cristina e pela mãe Nádia Terotsiuk, de Bertioga”, explicou José Cristino.

Depois da triagem dos medicamentos, a Secretaria da Saúde vai analisar as opções de uso daqueles aprovados na aferição dentro das regras de controle farmacêutico do Sistema Único de Saúde (SUS).

A entrega contou também com a presença da empresária Sueli Muzaiel e do presidente da Câmara Municipal, Gerson Sartori.

José Arnaldo de Oliveira Fotos: Dorival Pinheiro Filho

Compartilhe no Whatsapp