Com o objetivo de minimizar a concentração de usuários de drogas em algumas regiões da cidade, garantir a segurança pública e o bem-estar da população, 40 guardas municipais concluíram, na noite dessa sexta-feira (20), a primeira etapa do curso de capacitação do programa “Crack, É Possível Vencer”, do Governo Federal. A formatura foi realizada no auditório da Guarda Municipal.
“Estamos formando multiplicadores de polícia comunitária que, em um segundo momento, poderão orientar outros municípios”, afirma o comandante da GM, José Roberto Ferraz.
O secretário da Casa Civil, José Carlos Pires, falou dos investimentos que a administração tem feito para a segurança pública ao destacar a construção da base da GM no Centro e do canil no vetor oeste. “A segurança pública é o grande desafio, mas avançamos muito com o trabalho feito em conjunto e pretendemos, mais uma vez, obter bons resultados com o programa ‘Crack, É Possível Vencer’”, afirmou.
Para o guarda Warlei Alves Madeira, que trabalha na ronda escolar, participar dessa capacitação é uma forma de aprimorar os conhecimentos e poder aplicar no dia a dia. “Presenciamos usuários de drogas na rotina do nosso trabalho e espero que consigamos oferecer cuidado especializado e garantir um melhor resultado em relação a segurança pública”, destacou.
O curso, que conta com participantes do efetivo masculino e feminino da GM, tem previsão de conclusão no primeiro semestre de julho. A operação conjunta nas ruas prevê ainda a chegada de um veículo especial de monitoramento para a corporação.
Kadija Rodrigues Foto: Alessandro Rosman