Secretário de Saúde se reúne com ministro

18/6/2014 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O secretário de Saúde de Jundiaí, Gerson Vilhena, realizou uma reunião paralela com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante evento realizado pelo Governo Federal para avaliação regional do programa Mais Médicos, na última sexta-feira (13). A cidade de Jundiaí recebeu cinco profissionais dentro desse programa.

“Nós conversamos sobre os planos em andamento na cidade para a atenção básica, para a atenção secundária e para a atenção hospitalar”, explicou Gerson.

Durante o evento, foram registrados também os esforços de Jundiaí dentro do programa Mais Médicos. Na quarta-feira passada (11), a Prefeitura concluiu o curso de aperfeiçoamento em português promovido pela Escola de Governo e Gestão em parceria com o Centro de Línguas, da Secretaria Municipal de Educação, que teve a participação de 33 profissionais cubanos que vieram para cidades da região.

De acordo com o assessor especial da Secretaria da Saúde, Victor Hugo Cardoso de Sá, esse foi um dos exemplos de como a cooperação entre diversos setores da Prefeitura tem provocado avanços da cidade.

Para Gerson Vilhena, o contato com o ministro foi bastante produtivo, tanto para informar sobre programas em andamento da cidade quanto para atualizar o governo municipal sobre o panorama dos programas nacionais. O encontro contou também com o assessor especial da Secretaria de Saúde, Victor Hugo Cardoso de Sá.

De acordo dados divulgados durante o evento, mais de 14 mil médicos brasileiros e de outras nacionalidades foram incorporados ao setor de atenção básica em 4 mil municípios do País em dez meses de funcionamento do programa. A ação reduziu a demanda de consultas em hospitais e identificou problemas tratáveis, como diabetes e hipertensão. Também houve um aumento na construção de unidades básicas.

No caso específico de Jundiaí, o programa incorporou quatro médicos cubanos e um médico brasileiro (de origem jundiaiense) ao setor de saúde da família, que vem sendo ampliado na atual gestão.

Compartilhe no Whatsapp