O IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) realizou neste domingo (15) a primeira seleção de alunos em Jundiaí para o curso inaugural do futuro campus, em parceria com a Prefeitura de Jundiaí. Com início previsto para o mês de agosto, o curso de técnico em comércio vai contar com 40 vagas em espaço adaptado no Complexo Argos. A iniciativa faz parte do Programa de Metas da atual administração municipal.
MAIS
Com oito salas, o espaço que vai abrigar esse e outros cursos da instituição foi reformado pela Secretaria Municipal de Educação ao custo de R$ 1,9 milhão. Um futuro campus definitivo ainda está em análise. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, 140 pessoas se inscreveram para o vestibular, mas apenas 60 pagaram a taxa de inscrição e tiveram direito à prova.
“O clima está bem tranquilo, mesmo porque é a primeira turma que está sendo formada na cidade. Serão quatro horas de prova e a lista de aprovados poderá ser conferida pela internet”, afirmou a professora Sílvia Araújo, que coordenou a prova realizada no próprio local. O resultado pode ser conferido no no final da noite deste domingo (15), segundo a organização.
Conforme informou o instituto, o curso de técnico em comércio forma especialistas em operações comerciais e envolve métodos, controle de fornecedores, armazenamento e planos de marketing, logística, e recursos humanos. Em período noturno, tem a duração de 18 meses.
“O que atraiu no curso foi a oportunidade de conciliar com o trabalho e também a visão que deve oferecer. Acabei de concluir o ensino médio e pretendo depois fazer a faculdade de propaganda e marketing”, comentou o candidato Diego Della Serra.
Histórico Criado em 1909 como Escola de Aprendizes Artífices, tornou-se instituto federal de nível universitário em dezembro de 2008. Com a mudança, passou a destinar 50% das vagas para cursos técnicos. Em estrutura chamada “multicampi”, tem 28 unidades com 22 mil alunos matriculados (e outros 4 mil alunos em polos de educação à distância).
Para o foco de técnico em comércio, que abre no segundo semestre as atividades em Jundiaí, tem também cursos em Caraguatatuba, São Carlos e Suzano. José Arnaldo de Oliveira Fotos: Dorival Pinheiro Filho