O secretário Gerson Vilhena, da Saúde, recebeu nesta sexta-feira (6) a visita do vereador Paulo Malerba. O tema do encontro foi o fortalecimento da saúde da família em Jundiaí, uma das prioridades do governo municipal. Também participaram as coordenadoras do setor de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Elaine Pilon e Paula Hebling.
As equipes específicas, de acordo com o relato, passaram de cinco em janeiro de 2013 para 14 em junho de 2014 (ou praticamente 50% da meta de 30 equipes prevista para 4 anos).
Outras 11 equipes funcionam com o regime antigo – Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) – junto às unidades básicas convencionais, que atualmente são consideradas como “de transição” na política nacional e devem, gradativamente, ser consolidadas como saúde da família.
Somadas, essas 25 equipes também são reforçadas pelos outros programas da Atenção Básica em Saúde, como as práticas integrativas (PICS), os núcleos de apoio (NASF) e os programas de saúde bucal, de nutrição e outros. Todas atuam com agentes comunitários de saúde, categoria também valorizada na atual gestão.
Entre os pontos tratados pelo vereador, discutiu-se também a cooperação entre a Estratégia de Saúde da Família e o Hospital São Vicente de Paulo, referência estratégica na região.
A ampliação da Saúde da Família é uma das principais metas setoriais da Secretaria de Saúde, ao lado do aumento de leitos com a criação do novo sistema de mini-hsopitais (UPAs) e da redução da mortalidade infantil – já atingida neste ano. José Arnaldo de Oliveira Fotos: fotógrafos – PMJ