O diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão do Município de Jundiaí, Marcelo Lo Mônaco, foi um dos palestrantes no Encontro Paulista de Escolas de Governo Municipais, realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), em São Paulo. O objetivo do encontro foi debater sobre o atual papel dos setores responsáveis pela formação e capacitação de servidores públicos dos municípios paulistas.
O evento foi aberto pelo atual presidente do Cepam, Sílvio Aleixo, que ressaltou as mudanças pelas quais passam os municípios, exigindo dos gestores a adoção de novos métodos para lidar com a atual realidade.
“O período é de transformações econômica e social, com a instalação de vários empreendimentos industriais, comerciais e de serviços, e isso está impactando no desenvolvimento, nos âmbitos regional e local”, disse.
O representante de Jundiaí levou para os debates o tema “Escola de Governo: Meio para a Formação e Capacitação – A experiência de Jundiaí”. “Os objetivos da escola são planejar, coordenar, programar, organizar, executar e avaliar, visando à adoção de novas formas de gestão e um processo contínuo de modernização da Administração Pública municipal”, ressaltou Lo Mônaco.
A Prefeitura de Jundiaí possui 8.328 servidores na administração direta e 2 mil na administração indireta. Somente este ano, foram capacitados 3.012 servidores. Para o diretor, há vantagens em criar uma escola com natureza jurídica de autarquia, como é o caso de Jundiaí. “Tratamos a capacitação como de suma importância para a administração e para os servidores”, destacou.
Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação