Conhecer a história de Jundiaí por meio das peças e memórias do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí ‘Solar do Barão’. Esta foi a atividade que os alunos da 5º série da Emeb Anésio Oliveira acompanharam nesta manhã de terça-feira (3). A visita faz parte dos projetos do setor educativo do Museu Solar do Barão.
Os alunos de 9 a 10 anos passaram por todos os espaços do museu, antiga casa do Barão de Jundiaí. Conheceram também alguns pontos históricos do Centro da cidade, como os prédios comerciais que preservam a fachada histórica.
Entre um ponto e outro, curiosidades foram apresentadas aos alunos, como o primeiro prédio da cidade de Jundiaí, localizado em frente ao Museu Histórico. “Este prédio foi construído em meados de 1950. Ele tem apenas cinco andares, mas já foi uma inovação para a época”, disse o historiador Alexandre Ferreira.
“Vamos começar um projeto com os alunos sobre a história do bairro onde a escola pertence, nesse caso na Vila Marlene. Queremos mostrar a necessidade de resgatar a memória e o patrimônio, por isso viemos ao museu, para criar esta conexão”, disse a professora Elaine de Azevedo.
A coordenadora da escola, Mercedes Galvão, também ressaltou a importância da visita. “Já levei grupos escolares para museus em São Paulo, mas trazer os alunos para conhecerem a história e criação da cidade onde vivem é de extrema importância. Agora eles vão olhar com outros olhos o centro da cidade, por exemplo. O mais interessante é que irão passar este conhecimento para familiares e amigos.”
Expectativa Os alunos aprovaram a visita e se encantaram com o espaço do museu. “Gostei muito do passeio e de aprender toda a história que existe aqui. A parte que mais gostei foi a sala e o quarto, dá para perceber todo o luxo em que o Barão vivia na época”, destacou Mirela Portela, de 10 anos.
Amanda Caroline,10, achou curioso o penico no quarto. “É engraçado, achava que só bebês usavam penicos, não imaginava que antigamente todos usavam”, comentou entre risos. “Queremos mostrar nestas visitas que o museu é um local de memórias e descobertas. Ele é um espaço feito por todos nós”, finalizou Creusa Claudino, educadora e socióloga.
As visitas são gratuitas e as escolas interessadas devem fazer contato pelo telefone: (11) 4521-6259. O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí ‘Solar do Barão’, localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro, também é aberto ao público, com entrada gratuita.
Assessoria de Imprensa Foto: PMJ