A Secretaria de Saúde terá diversos serviços de apoio ao evento Caminhada Contra o Câncer de Mama, que acontece neste sábado (7), no Centro. A ação, promovida pelo Sincomerciários (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio), tem a concentração marcada para as 8h, na rua Barão de Jundiaí (em frente à Câmara Municipal), e segue até a praça Marechal Floriano Peixoto, atrás da Catedral.
O evento foi organizado a partir de dados surgidos com a campanha “Outubro Rosa” de 2013, liderada pelo Ambulatório de Saúde da Mulher – que ampliou o número de exames e também de resultados positivos para o câncer de mama. Entre janeiro e agosto foram confirmados 55 casos, mais que em todo o ano anterior. Mas o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento bem sucedido.
Prevenção O câncer de mama atinge em geral as mulheres acima dos 40 anos de idade, sendo importante os exames preventivos anuais (mesmo para mulheres mais jovens, com famílias de risco). A mamografia é mais precisa que o exame de toque.
Além da genética, os fatores externos são os mesmos que causam outros tipos de câncer, como o estilo de vida, sedentarismo, a alimentação e o estresse. Esse é o segundo tipo mais frequente da doença do mundo e o primeiro com maior incidência em mulheres, correspondendo a 22% dos novos casos a cada ano.
“Nosso comércio tem muitas mulheres e, por isso, a diretoria resolveu fazer esse evento de alerta”, comenta o presidente do Sincomerciários, Milton de Araújo. A campanha também ganhou o reforço da lei que colocou o “Outubro Rosa” dentro do calendário municipal de eventos, sancionada pelo prefeito Pedro Bigardi.
José Arnaldo de Oliveira Foto: Arquivo