A Coordenadoria da Defesa Civil de Jundiaí esteve representada na 4ª Plataforma Regional de Redução de Riscos e Desastres da América, realizada entre os dias 26 a 30 de maio, na cidade de Guayaquil, no Equador. O servidor Fernando Sálvia fez parte da delegação brasileira, composta pelo representante do Ministério da Integração Nacional, Armin Braun, e do major Nyakas, da Defesa Civil Estadual.
Cerca de 600 funcionários do governo nacional e local daquele país, além de acadêmicos, membros da sociedade civil, grupos de jovens e organizações não-governamentais de 30 países participaram dos debates, dando um novo impulso aos esforços globais para se chegar a um novo quadro internacional sobre a redução do risco de desastres.
De acordo com Fernando, Jundiaí foi convidada oficialmente para o evento por pertencer ao grupo de cidades resilientes, ou seja, com capacidade de resistir ou de se recuperar de desastres. No Estado de São Paulo, apenas 18 municípios se adequaram ao programa.
Como resultado dos debates realizados no Equador, Fernando conta que, a partir do próximo ano, as ações no sentido de reduzir os riscos de desastres passam para o status de programa e não mais de campanha. “Achei muito interessante, ainda mais porque nossa cidade também faz parte desse processo todo”, comemorou Fernando.
Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação