A Secretaria de Transportes de Jundiaí realizou nesta segunda-feira (2) a ampliação do tempo nos semáforos ao longo da avenida Jundiaí. O aumento de 10 segundos no período de abertura – de 110 para 120 segundos – será feito durante os horários de pico, garantindo assim maior fluidez no trânsito.
A ‘onda verde’ é uma programação específica para uma sequência de semáforos e é também uma aliada das avenidas nos grandes centros urbanos.
“Garantiremos um fluxo maior dos veículos que acessam a avenida nestes horários específicos, pois o tempo em que o semáforo ficará aberto será maior”, afirma o engenheiro Roberto Zamboli.
Este tipo de programação é utilizado também em São Paulo, Campinas e em outros grandes centros urbanos. Um grande exemplo de avenida que utiliza deste recurso é a Avenida Paulista, em São Paulo, quando os semáforos ao longo dela vão ‘abrindo’ em sequência, um logo após o outro.
Limitações Há, porém, algumas limitações. O engenheiro da Secretaria de Transportes conta que em vias de dois sentidos, não é possível sincronizar totalmente: ou sincroniza-se a subida, ou apenas a descida. “Por isso é necessário fazer um balanceamento que não prejudique muito os dois lados e nem os pedestres, fazendo com que os carros passem pelo maior número possível de semáforos abertos.”
Assessoria de Imprensa Foto: PMJ