Cultivo da uva em Y é tema de palestra nesta quarta (25)

25/5/2011 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Os produtores de uva da cidade estão convidados para uma palestra de grande interesse, marcada para esta quarta-feira (25) no auditório do Paço Municipal, a partir das 19 horas. O assunto: “Sistema de Condução em “Y” e Cultivo Protegido para Uva”. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, responsável pela organização do encontro com os agricultores, é tirar dúvidas sobre novas técnicas de cultivo de uvas adaptadas para as condições da nossa região. “Trata-se de uma nova técnica que vem sendo bastante difundida nas áreas de plantio e resolvemos trazer essas informações para os produtores da cidade. A maneira mais fácil de atingir um bom número deles foi com a realização dessa palestra, sem custo nenhum para os participantes”, explica o secretário, Jorge Yatim.

A palestra é realizada em parceria também com o Centro de Frutas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), ao qual pertence o palestrante José Luiz Hernandes, pesquisador do IAC e uma autoridade no assunto. O evento se destina aos produtores de uva da cidade, que podem se inscrever na hora. Para mais informações, podem ligar para os números 4588-8581 e 4589-8872.

Cultivo protegido de uva aumenta produtividade em 100%


Aumento de 100% na produtividade e redução de 70% na aplicação de defensivos agrícolas. Esses são os resultados do uso do cultivo protegido em “Y” com cobertura impermeável para cultivo de uvas. A técnica, introduzida e adaptada pelo Instituto Agronômico (IAC) para as condições do estado de São Paulo, poderá substituir, mesmo que gradativamente, a condução em espaldeira a céu aberto para cultivo da Uva Niagara Rosada, muito utilizado pelos produtores paulistas. A nova técnica, estudada pelo IAC, melhora ainda a qualidade dos frutos, deixa os cachos de uva maiores e protege a plantação contra chuvas de granizo e ataque de pássaros, que podem acabar com toda a produção ou prejudicar seriamente a qualidade das uvas atingidas.


Sobre o palestrante


José Luiz Hernandes é Técnico em Agropecuária, formado pela ETAESG Benedicto Storani de Jundiaí (1987), graduado em Ciências com Habilitação Plena em Biologia pela Faculdade de Ciências e Letras Padre Anchieta (1998) e mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical pelo Instituto Agronômico de Campinas (2001). Em 2006 realizou o Curso Superior de Especialização em Viticultura e Enologia em Climas Quentes pelo Instituto de Formação Agrária e Pesqueira (CONSELHO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E EMPRESA) da Junta de Andaluzia, no Centro de Pesquisa e Formação Agrária RANCHO DE LA MERCED em Jerez de la Fronteira, Espanha. Atualmente é Pesquisador Científico do Instituto Agronômico de Campinas. Tem experiência na área de Fitotecnia, com ênfase em Vitivinicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: microclima, fitossanidade, propagação, sistemas de condução, cultivo protegido, variedades de videira para mesa e indústria e vinificação.

Compartilhe no Whatsapp