A Semana do Meio Ambiente tem nesta segunda-feira (2) um evento que serve também como um convite para a comunidade experimentar um dia inteiro sem o consumo de carne e refletir sobre “Alimentação, Saúde e Meio Ambiente”, tema da mesa-redonda que será realizada das 9h às 12h no auditório do Paço Municipal.
“Todos os tipos de alimentação causam impactos na natureza, mas na vida urbana atual isso é ainda mais verdade. Por sorte, o tipo de alimento com mais condições de promover saúde e longevidade é o mesmo que tende a causar menos impactos na natureza e nos animais”, afirma o biólogo Guilherme Carvalho, da Sociedade Vegetariana Brasileira.
Também participam da mesa a nutricionista Rita de Cássia Stringari de Francesco, da Secretaria de Saúde, o agrônomo Sérgio Mesquita Pompermayer, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, e o pesquisador Afonso Peche Filho, do Instituto Agronômico de Campinas.
A campanha da segunda-feira sem carne, explica Guilherme, visa mostrar que mudanças simples e fáceis nos hábitos permitem descobrir novos sabores e prazeres ao mesmo tempo em que se tem um impacto real e positivo no planeta. Um exemplo é que a maior parte das imensas plantações de soja do Brasil, maior produtor do mundo, é exportada para a produção de ração para animais.
Segurança alimentar O assunto tem entrado na agenda pública da cidade. No ano passado, um encontro com escolas privadas foi promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consean) para alertar sobre a legislação de cantinas saudáveis e também a rede municipal tem recebido essa orientação.
Para quem procura saber mais a respeito da relação entre alimentação, saúde e meio ambiente está na internet o filme “”.
A campanha para experimentar um dia da semana sem o consumo de carne também tem dicas de receitas em .
José Arnaldo de Oliveira Foto: Divulgação