Alunos da rede municipal participam de Olimpíada

28/5/2014 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Um grupo de aproximadamente 3,5 mil alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação participa neste ano da 4ª Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

MAIS

Ao todo, 117 professores de 45 escolas municipais fizeram a inscrição. Neste ano, o tema proposto para todos os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio é “O lugar onde vivo”. O objetivo é estimular o estudante, antes de escrever o texto, a interagir com o ambiente em que vive, aprofundando o seu conhecimento sobre a realidade e afinando relações com a comunidade.

Entre as categorias concorrentes estão: Poemas (para os 5º e 6º anos do Ensino Fundamental), Memórias Literárias (7º e 8º anos do Fundamental), Crônica (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e Artigos de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio).

Preparação Nos próximos dias, cada professor da rede municipal receberá do MEC materiais para auxiliar no desenvolvimento de oficinas com os alunos. A Secretaria de Educação também está incentivando. Além do material didático que tem conteúdos que auxiliarão na produção das redações, foram adquiridos livros de poema, por exemplo, para enriquecer o trabalho.

“Para a rede municipal, a participação na Olimpíada de Língua Portuguesa é muito importante por se tratar de um espaço de expressão, de estímulo à leitura e à produção escrita. Será uma ocasião especial, em que alunos poderão demonstrar sua visão, sua autonomia intelectual, sua capacidade de pesquisa, por meio de uma produção escrita. Quanto aos professores, é uma oportunidade para aprimorar sua prática”, comenta a diretora de Ensino Fundamental de Jundiaí, Suzzete Aparecida Longo Vermiglio.

Para a supervisora do Ensino Fundamental e responsável pelo desenvolvimento da iniciativa nas unidades rede municipal, Cinthia Rizzato Polonio, a Olimpíada é mais do que uma competição. “É uma grande iniciativa, pois vai ampliar o conhecimento do estudante sobre a comunidade em que vive e ainda colocará o aluno em contato com diferentes poemas e autores. Estamos satisfeitos com o interesse de nossos professores.”

Roberta de Sá Fotos: divulgação

Compartilhe no Whatsapp