Jundiaí sedia Fórum de Saúde Mental nesta quarta (21)

22/5/2014 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Secretaria de Saúde abre nesta quarta-feira (21), no auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí, um evento voltado inteiramente para o bem-estar psicológico e social. Trata-se do Fórum de Saúde Mental, que será realizado das 8h30 às 17h.

Um dos destaques da programação é a mesa-redonda “Cuidando do Território – Um Novo Caminhar”, das 9h20 às 10h40, mediada pelo médico psiquiatra Guilherme Luiz Medeiros Breschi, do Hospital São Vicente, com apresentações de Stellamaris Pinheiro de Souza Nascimento (Ministério da Saúde) e Elaine Maria de Souza (Coordenação de Saúde Mental da SMS). Serão debatidas as estratégias federais e municipais para as redes de atenção psicossocial.

Outro destaque é a mesa-redonda “O Território Como Espaço de Cuidado”, das 14h às 16h, mediada por Elaine Souza, com apresentações do educador terapêutico Bruno Rocha (Consultório de Rua do Projeto Dom Quixote), do psicólogo e pesquisador de núcleos de apoio Nilton Júlio de Faria e da mestre em educação e articulações, Maria de Lourdes Feriotti (PUC).

O evento visa discutir a potencialização das políticas públicas na reforma psiquiátrica no país.

As inscrições para o fórum estão sendo realizadas pela Escola de Governo e Gestão do Município (EGGMJ), parceira do evento. Mais informações pelo e-mail: eggmcursos@jundiai.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4583-1177.

Mais eventos O fórum em Jundiaí ocorre no contexto da Semana Nacional de Luta Antimanicomial, iniciada em todo o País no domingo (18) e que conta com outros dois eventos na cidade.

Na quinta-feira (22), uma ação específica em saúde mental vai ser realizada na unidade básica do Jardim São Camilo, das 14h às 16h. O evento começa com uma roda de conversa sobre álcool e outras drogas, com o educador social Ilson Silva Santos, do Consultório de Rua e do grupo Capoeira Brasil. Está prevista ainda uma aula de dança “zumba”, com a educadora física Tamíris Roque, do CEAD.

Na sexta-feira (23), será realizada uma caminhada em alusão ao tema. A concentração será às 8h30, na Praça da Bandeira, no Centro. Os participantes seguirão até a Praça Governador Pedro de Toledo. Durante o trajeto estão previstas intervenções de maracatu e roda de capoeira, com apoio do Barracão Capoeira Idalina.

Rede Jundiaí vem reforçando sua estrutura de saúde mental desde 2013, com os três centros de atenção psicossocial Caps Adulto, Caps Infantil e Caps Álcool e Drogas, mais o Ambulatório de Saúde Mental, reforçados pelos três novos núcleos de apoio de saúde da família (Nasf) e pelo Consultório de Rua.

A estrutura deve ganhar ainda neste ano um quarto Nasf, uma parceria de funcionamento 24 horas do Cead e mais inéditos leitos de internação psiquiátrica no PA Central 24 Horas, do Hospital São Vicente, assim que ocorrer a mudança da Farmácia Central para a nova sede em preparação.

Atividades como a inclusão de grupos de pacientes de saúde mental em desfiles de carnaval, por exemplo, ou no recente torneio de futebol da região de Campinas (“InterCAPS”) onde Jundiaí ficou com o segundo lugar, já fazem parte dos processos de recuperação.

“Os bairros da cidade sempre tiveram suas pessoas com transtornos mentais, chamadas de doidinhos, convivendo com a comunidade. Mas o surgimento dos dependentes químicos tornou isso mais difícil”, analisa Elaine Souza.

José Arnaldo de Oliveira Foto: PMJ

Compartilhe no Whatsapp