da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
De forma divertida, mais de 400 alunos da Emeb Professora Armanda Santina Polenti, no Parque São Luiz, aprenderam a importância de economizar água e de não jogar lixo em rios e no chão. Nesta quinta-feira (24), os estudantes assistiram a apresentação da peça teatral “Acauã – A Magia das Águas.” A atividade é uma das ações do Programa de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, realizado em parceria com a DAE.
Para transmitir a lição, atores da Cia. Educativa deram vida a personagens do folclore brasileiro, como a sereia Iara, o Boto cor-de-rosa e a Cuca.
“De forma lúdica, o objetivo é conscientizar as crianças sobre o uso racional da água, os cuidados com o meio ambiente, enfim, despertar em cada um deles a consciência ambiental”, destacou o assessor de relações educacionais da DAE, Paulo Taffarello.
Rafael Gustavo, de 10 anos, foi um dos alunos que interagiram o tempo todo com os atores, mostrando que entendeu direitinho a mensagem. “Eu já economizava porque eu sei que o nosso corpo precisa de água para sobreviver. Mas, agora, estou mais atento. Não vou ficar muito no chuveiro. Adorei o teatro, principalmente quando a Cuca fez uma magia e a parte em que tiram o lixo do rio”, comentou.
Mais apresentações
Em maio, a peça volta a ser encenada. Desta vez, no auditório da DAE. “Haverá apresentações todos os meses, um mês em alguma escola e no outro na DAE. Queremos atingir um grande número de alunos com esse trabalho pedagógico diferenciado. A Emeb Armanda é a primeira escola a receber a apresentação porque ela fica em área de manancial do rio Jundiaí Mirim. Temos certeza que os estudantes agora ajudarão a preservar a represa e os córregos existentes por aqui”, acrescentou a supervisora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Claudete Formis.