da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Secretaria de Serviços Públicos inicia, neste domingo (27), a substituição de árvores e a manutenção de calçadas na avenida Fernão Dias Paes Leme, na Vila Aparecida.
Para o trabalho ser realizado, será necessária a interdição de parte da via. Agentes de trânsito estarão no local para sinalização e orientação. O serviço será realizado das 7h30 às 16h. Durante a semana, as equipes continuam trabalhando no bairro para a confecção das calçadas – todas de material reciclável – e plantio das novas árvores. No entanto, não será necessária a interdição da avenida.
A partir desta quinta-feira (24), a população daquela região receberá panfletos, desenvolvidos pela Secretaria de Comunicação Social, com informações referentes ao trabalho.
Ao longo da via, há diversas árvores da espécie Flamboyant, que não são próprias para o meio urbano no qual estão inseridas. Além de estarem próximas à rede elétrica, as raízes das plantas invadiram as calçadas e, em alguns casos, estão prejudicando a estrutura de casas, muros e até a rede de esgoto.
“É uma demanda antiga dos moradores. Essa é uma ação de alto impacto, que tem como objetivo devolver a acessibilidade às calçadas”, explica o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite.
De acordo com ele, quem precisa passar por alguns trechos tem de passar pela rua por conta das raízes. “Além disso, também o trânsito de cadeirantes, carrinhos de bebês e bicicletas no local é complicado.”
No total, serão 27 árvores substituídas. Para não haver perda na vegetação serão plantadas ao longo da avenida mudas de Ipê Amarelo e Ipê de Jardim. “Esse tipo é facilmente adaptável às calçadas estreitas daquela via. Infelizmente, os Flamboyants não suportam a poda de raiz, pois podem tombar”, explica o engenheiro agrônomo e chefe da divisão de praças e jardins, Fabiano Rodrigues de Oliveira.
O trabalho prosseguirá nos dias 4, 11 e 18 de maio. “É importante esclarecer que devolver acessibilidade às calçadas da cidade é nossa prioridade e faz parte do plano de mobilidade. Ações semelhantes serão realizadas em outras áreas da cidade”, destaca Aguinaldo Leite.
O secretário frisa que, nos casos que envolvem remoção de árvores realizada pela Prefeitura, a calçada, independentemente de ser de área pública ou particular, será refeita, inclusive com rebaixamento de guias quando necessário.