da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Representantes das associações literárias da cidade conheceram, nesta terça-feira (22), as futuras instalações da Casa de Letras e Artes de Jundiaí. O espaço, que fica na rua Rangel Pestana, agradou os visitantes.
A casa irá receber a Academia Jundiaiense de Letras, Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas, Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí, Grêmio Cultural Professor Pedro Fávaro e a Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística.
O secretário de Cultura, Tércio Marinho, destaca que “trata-se de uma reivindicação antiga e legítima das academias, e que valoriza a produção literária de Jundiaí.”
O local será um novo espaço cultural, com a possibilidade de serem realizadas oficinas, palestras, apresentações musicais, podendo acondicionar o acervo das instituições, uma biblioteca, além do espaço para reuniões das entidades. “Estamos muito felizes com esta oportunidade, aqui será um local de referência para a cultura de Jundiaí”, comemora Sônia Cintra, representante da Academia Jundiaiense de Letras.
Simone Zanotello, presidente da Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas, também fala sobre a relação entre as instituições. “Aqui vamos poder estar sempre juntas, somos instituições diferentes, mas temos o mesmo objetivo de divulgar a cultura na cidade.”
Interação
A troca de experiências nas diferentes áreas culturais também é um ganho, segundo Silvia Loverso. “Aqui vamos apresentar diferentes segmentos e vai acontecer uma interação de gêneros, com as exposições de arte, apresentações de música, e reuniões literárias” destaca a representante da Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística.
Segundo o diretor do Museu, Jean Camoleze, “estamos fazendo este encontro para que as representantes das instituições possam falar sobre as necessidades que elas possuem, e assim adequamos as reformas do espaço. Assim promovemos a gestão participativa da Casa de Letras e Artes de Jundiaí”, finaliza.
Estavam presentes Olga de Brito (Grêmio Cultural Pedro Favaro), Sônia Cintra e Anna Geromel (da Academia Jundiaiense de Letras), Elizabeth Pozzani e Silvia Loverso (Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística), Marilzes Petroni e Neizy Cardoso (Academia Feminina de Letras e Artes) e Simone Zanotello (Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas). O encerramento da reforma e entrega do espaço está previsto para o segundo semestre de 2014.