Vacinação contra HPV atinge 83% do público-alvo

15/4/2014 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Com adesão de 83% do público-alvo de meninas entre 11 a 13 anos de idade, de acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha de vacinação contra o vírus HPV em Jundiaí, que terminou na última quinta-feira (10), superou a meta prevista. Apesar do fim da campanha, a rede de saúde segue oferecendo a vacina para esse grupo da comunidade.

Esse percentual significa que mais de 6.400 meninas procuraram a vacina em um universo previsto de 7.719 potenciais recebedoras da imunização. “É importante que a participação continue, porque no ano que vem a faixa etária vai ser reduzida para a faixa de 9 a 11 anos de idade”, explica a enfermeira Maria do Carmo Barreto Possidente, da Vigilância Epidemiológica.

O percentual da campanha lançada no dia 10 de março passou de 19,42% na primeira semana para 42,8% na segunda semana e depois para 58,35% na terceira, fechando a mobilização da rede de saúde com o índice de 83% no dia 10 de abril. Os dados finais foram divulgados nesta segunda-feira (14).

A vacinação, inédita na rede pública brasileira, voltou-se para as 15 variedades mais perigosas entre as 100 do papilomavírus humano (que tem a sigla HPV) relacionadas com doenças como câncer de colo de útero, verrugas genitais, câncer de vagina, câncer de vulva, câncer de ânus, câncer de pênis e câncer de orofaringe.

As mulheres adultas, com idades entre 25 e 64 anos, também podem realizar exames preventivas do câncer de colo de útero na rede pública de saúde. A definição da faixa etária da vacinação, de acordo com a enfermeira Maria do Carmo, se baseou em estudos epidemiológicos, que apontam melhores níveis de anticorpos quando a menina é vacinada na adolescência.

Para quem ainda não tomou a vacina, são três doses: a segunda é aplicada seis meses após a primeira e uma terceira dose é marcada para 5 anos depois. Mais informações podem ser obtidas em todas as 37 unidades da rede de saúde nos bairros.

Compartilhe no Whatsapp