site Esporte Jundiaí
O Ituano perdeu o 2º jogo da final do Campeonato Paulista, diante do Santos, por 1 a 0, neste domingo, no estádio do Pacaembu. Como o agregado da decisão terminou 1 a 1, o título foi definido nos pênaltis, e o Galo de Itu levou a melhor, ao vencer por 7 a 6.
A cobrança de pênalti que definiu a taça, foi defendido pelo ex-goleiro do Paulista, Vagner, em cobrança do santista Neto. Este é o segundo título do Ituano na história do campeonato.
Na decisão deste domingo, o Ituano segurou o Santos por quase durante todo o primeiro tempo e só sofreu o gol em cobrança de pênalti (muito contestada pelo atletas do Ituano, em que alegam que Alemão não derrubou Cícero, pois pegou primeiro na bola). A cobrança foi executa e convertida por Cícero, nos acréscimos da etapa inicial.
O segundo tempo, o Ituano teve mais a bola e criou as melhores oportunidades, mas pecou na finalização. O resultado levou a decisão para os pênaltis. Na disputa, o Galo de Itu perdeu com o zagueiro Anderson Salles (goleiro santista Aranha defendeu), mas a equipe santista desperdiçou duas cobranças, com Rildo (trave) e Neto (goleiro Vagner defendeu).
Foi a primeira vez que o time do interior paulista levantou um título estadual superando as equipes mais tradicionais - em 2002, o Ituano foi campeão do Campeonato Paulista do qual não participaram os maiores times do estado, que jogavam ao mesmo tempo o torneio Rio-São Paulo.