GM atende 2,6 mil ocorrências no primeiro trimestre

11/4/2014 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí divulgou, nesta quinta-feira (10), um balanço dos trabalhos realizados pela corporação nos primeiros três meses deste ano. Segundo o Setor de Planejamento e Estatísticas, de janeiro a março a corporação atendeu 2,6 mil ocorrências. O número é 10% superior ao mesmo período de 2013, quando foram realizados cerca de 2,3 mil atendimentos.

Dentre os atendimentos de ordem criminal, realizados pela Divisão Operacional, que incluem a Ronda Escolar, Apoio Tático, viaturas de patrulhamento e Canil, foram 664 ocorrências, ante 397 no mesmo período de 2013, crescimento de 60%.

Na Divisão Florestal, os números também foram positivos.De janeiro a março, a GM registrou nove focos de incêndios. Em 2013, no mesmo período, nenhuma ocorrência foi registrada. Segundo o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, neste quesito foi importante a instalação da câmera de monitoramento na Serra do Japi, que permite a fiscalização mais direcionada e pontual.

Veículos 
O Centro de Controle Operacional (CCO), que faz a leitura de placas de veículos e o monitoramento por meio de câmeras, registrou neste trimestre 9.035 atendimentos, contra 3.378 no ano passado. Esse aumento significativo se dá por conta da inserção das câmeras nas oito cidades que compõe o sistema de monitoramento (Jundiaí, Itatiba, Indaiatuba, Vinhedo, Monte Mor, Nova Odessa, Jaguariúna e Louveira).

De acordo com o comandante da GM, as cidades trabalham integradas com o sistema de monitoramento. Todos os dados ficam à disposição da Polícia Civil para que investigações sejam realizadas. Por conta do trabalho, o número de veículos recuperados neste ano é positivo. Neste trimestre, cerca de 67 veículos roubados ou furtados foram recuperados. No ano passado, no mesmo período, foram 19.

“Com o novo modelo de gestão da Guarda Municipal de Jundiaí, os indicadores conhecidos permitem que a corporação avalie os resultados e a eficácia dos serviços prestados à população”, afirma Ferraz. “Esses números trouxeram um maior aprimoramento do CCO, bem como a interação entre as secretarias, como Finanças, Trânsito, Transportes, Fumas, Semads, Polícia Militar e Polícia Civil”, completa.

A Guarda Municipal está à disposição da população por meio dos telefones 153 ou 4492-9060.

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