GM adquire mais 10 armas não letais

9/4/2014 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí adquiriu mais 10 armas Sparks, armamento não letal que dispara uma descarga elétrica que incapacita o alvo. Com a aquisição, novos agentes participam do curso de formação de operadores de Spark, que será realizado entre esta quarta (9) e sexta-feira (11), das 8h às 12h, na sede da corporação. Atualmente, a GM possui 20 armas não letais em seu acervo.

No começo deste ano, 23 guardas municipais das corporações de Jundiaí e de cidades que compõem a Aglomeração Urbana participaram do curso, que prepara o profissional para operar a arma de choque. Nas aulas, eles aprenderam sobre a legislação, manuseio e técnicas operacionais.

Segundo o inspetor Ferigato, instrutor do curso, os guardas farão disparo real e passarão também a levar as descargas. “Temos parceria com a Secretária de Saúde, faremos antes um exame clínico nos guardas para saber se estão aptos a receber as descargas”, diz.

Ferigato explica também que durante uma abordagem com a Spark um guarda dispara o dardo com a descarga e o outro segura o indivíduo.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, até o fim deste ano mais 40 armas Sparks deverão ser adquiridas, totalizando 60 armas não letais. Essa aquisição faz parte do Programa do Governo Federal “Crack é possível vencer”.

Recentemente, os alunos da Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo conheceram as instalações da GM no Complexo Fepasa e também participaram de aulas sobre o armamento de choque não letal.

Compartilhe no Whatsapp