Prefeitura apresenta projeto arquitetônico do Hospital Regional

20/5/2011 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O projeto arquitetônico do Hospital Regional está pronto e a Prefeitura finaliza os projetos complementares para concluir o orçamento e iniciar a licitação que vai definir a empresa que ficará responsável pela reforma das dependências da antiga Casa de Saúde Dr. Domingos Anastásio. A notícia foi dada na tarde desta quinta-feira (19), durante coletiva de imprensa com os secretários de Saúde, Tânia Pupo, de Obras, Sinésio Scarabello Filho, de Negócios Jurídicos, Gustavo Maryssael de Campos, e de Comunicação, Carmelo Paoletti Neto.

De acordo com Scarabello, as obras, orçadas em R$ 30 milhões no total, contemplam a construção de um anexo ao hospital, onde funcionará a parte cirúrgica e reforma e ampliação das antigas dependências, onde serão instalados a UTI e toda parte de hotelaria do novo hospital, que contará com 138, sendo 120 para atendimento de procedimentos de média e baixa complexidade e 18 para UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

"Este projeto foi analisado e revisto várias vezes até encontramos a melhor solução. Na finalização tivemos a preocupação de preservar a memória da Casa de Saude. Vamos construir um novo prédio para a parte cirúrgica e adaptar o prédio antigo para a instalação das áreas de maior complexidade", disse o secretário, lembrando que os serviços serão realizados em duas etapas.


A primeira vai consistir na reforma e ampliação do prédio antigo. Na segunda etapa será construído o prédio anexo. "Enquanto estivermos fazendo a obra do prédio antigo já será possível iniciar a licitação da segunda etapa", adiantou o secretário. A previsão é de iniciar a licitação da primeira fase ainda em julho deste ano. Sacarabello informou que para este anoestão previstos recursos da ordem de R$ 4,8 milhões para o início das obras.


Segundo a secretária de Saúde, Tânia Pupo, todo processo está em conformidade com o que foi acordado entre a Prefeitura e o Governo de Estado, que ficará responsável por equipar, contratar profissionais e administrar o novo hospital. "Firmamos o termo aditivo com o Governo de Estado em 2010 definindo as competências. Estamos cumprindo as etapas conforme o que ficou acordado neste documento", disse a secretária, apresentando o documento assinado entre as partes.


A secretária explicou que o Hospital Regional funcionará interligado ao AME (Ambulatório Médico de Especialidades), cuja inauguração está prevista para este ano. De acordo com ela, a instalação do Hospital Regional vai assegurar leitos suficientes para dar cobetura a Jundiaí e mais oito municípios. "Não será um hospital de porta aberta. O atendimento será para demanda referenciada. Mas, esta iniciativa, aliada a um conjunto de ações fará com que haja melhoria na ocupação dos leitos do Hospital São Vicente de Paulo".

Compartilhe no Whatsapp