da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Secretaria de Saúde tem o foco da prevenção da dengue como principal marco para o Dia Mundial da Saúde, que será celebrado em internacionalmente na próxima segunda-feira (7) e que tem como tema deste ano as doenças transmitidas por vetores, especialmente os insetos.
O principal evento relacionado é a mobilização da campanha “Dengue, Aqui Não!” que acontece nesta sexta-feira (4), com concentração às 8h no quartel do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) do Exército.
Serão centenas de soldados, agentes de Zoonoses e agentes comunitários de saúde visitando moradores dos bairros da cidade – especialmente aqueles apontados com maior número de criadouros do mosquito.
Nesta segunda-feira (7), o tema volta ao foco principal com a palestra do médico sanitarista André Ricardo Ribas Freitas, no auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí, a partir das 15h. Serão tratados assuntos como o controle, monitoramento e tratamento de casos da doença com técnicos da saúde pública, agentes comunitários e estudantes.
“Embora tenhamos tido essa queda acima de 80% dos casos confirmados no primeiro trimestre em relação ao ano passado, não podemos perder de vista que foi um ano atípico sem as chuvas. E o momento deve ser usado para garantir esse cenário, evitando o retorno dessa doença”, afirma o secretário de Saúde, Cláudio Miranda.
Evento
A passagem do Dia Mundial da Saúde também vai ser marcada na UBS Corrupira por um evento especial para a data, que começa às 8h. Haverá serviços como medição de pressão, glicemia e prevenção de tuberculose, além de café da manhã (8h30), uma aula de dança zumba (9h), uma palestra sobre envelhecimento saudável (9h40), o Coral da 3ª Idade do Criju (11h), duas palestras sobre alimentação saudável (13h15 e 14h10), outra sobre uso correto de medicação (15h) e um encerramento com o Coral da Unimed (16h).