da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Música e comida italiana. Foi falando sobre a combinação destes dois temas que a escritora Angela Mela abriu, na manhã desta segunda-feira (31), a 2ª Semana de Língua e Cultura Italiana de Jundiaí, promovida pelo Centro Municipal de Línguas Antonio Houaiss, órgão da Secretaria de Educação.
Mais de 50 pessoas participaram da primeira atividade da Semana. Entre elas, o secretário de Educação e vice-prefeito, Durval Orlato. A programação prossegue até quinta-feira (3). As inscrições continuam abertas e podem ser feitas AQUI.
Com as canções “Spaguetti a Detroit”, de Fred Bongusto, “Cosa Hai Messo Nel Caffè”, de Riccardo Del Turco, “Rosseto e Cioccolato”, de Ornella Vanoni, e “Fatte ‘na Pizza”, de Pino Daniele”, a escritora italiana, famosa por seus livros sobre a cozinha regional da Itália, fez o público se emocionar e ao mesmo tempo ficar com água na boca ao conhecer pratos tradicionais de seu país.
“São músicas bem conhecidas aqui no Brasil que falam de comida junto com os sentimentos do coração. Três falam de paixão, uma dá inclusive dicas para um bom relacionamento. Já a letra de Fatte ‘na Pizza é mais polêmica. É uma canção de 20 anos, mas que continua viva, mostrando como está a Itália hoje. É muito bom tratar desses temas aqui, onde há muito carinho e interesse por parte das pessoas. Todos me deixam surpresa por manterem tradições do meu país. Em Jundiaí tem um pedaço da Itália”, destacou a escritora, que pelo segundo ano consecutivo veio de Roma para participar.
Resgate
Também nesta segunda, no período da tarde, o público assistiu a uma divertida aula sobre palavras do futebol, ministrada pelas professoras do Centro de Línguas, Marília Reis e Maria Eugenia Savietto. E logo mais, às 19h, será realizado ainda um bate-papo sobre o tema “Brasil X Itália”, também no auditório da Biblioteca.
Nesta terça-feira (1º), os destaques são: sessões de cinema e microfone aberto.