Dengue cai 83,75% em Jundiaí

25/3/2014 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Preparando a maior ação anual na campanha de prevenção à dengue, Jundiaí apresenta uma queda acentuada de casos em relação ao ano passado. De acordo com a Secretaria de Saúde, no período entre janeiro a março deste ano, a redução foi de 80 para 13 casos. As condições permitem, agora, um trabalho intenso para melhorar os índices ainda mais nos próximos meses.

“As chuvas esperadas para os últimos dias de março e o mês de abril ainda podem provocar a proliferação do mosquito transmissor. Então é o momento de consolidar essa redução”, afirma o secretário de Saúde, Cláudio Miranda.

Além da redução de 83,75% do número de ocorrências, 11 dos 13 casos positivos até o momento foram “importados” de outras cidades (o vírus foi contraído durante viagens dos moradores), como Ubatuba, Guarujá, Campinas, Osasco e Bertioga, todas no Estado de São Paulo, além de Fortaleza (CE), Pau Ferro (RN) e Nova Londrina e Quinta do Sol, ambas no Paraná.

Sem nenhuma confirmação de caso autóctone (contraído na própria cidade), a situação é de alerta para evitar o surgimento de ondas locais de contaminação.

Dengue, Aqui Não!
Na próxima quinta-feira (27), a Secretaria de Saúde vai mobilizar os agentes de Zoonoses, ao lado de estudantes da Faculdade de Medicina de Jundiaí e também agentes comunitários das unidades de saúde mais próximas, em uma ação intensiva no bairro de Ivoturucaia – uma das regiões da cidade que tiveram larvas do mosquito Aedes Aegypti encontradas durante o levantamento de densidade promovido em fevereiro.

“O mesmo levantamento vai nos orientar sobre bairros prioritários para a grande ação contra a dengue, marcada para o dia 4 de abril (sexta-feira), com apoio dos soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC)”, explica Ana Lúcia Castro, coordenadora do Programa de Prevenção da Dengue, referindo-se aos dados do chamado Índice de Breteau (IB) calculado sobre a presença de larvas do mosquito em cada 100 imóveis visitados.

Compartilhe no Whatsapp