da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Secretaria de Saúde, em parceria com a Faculdade de Odontologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), realiza de abril a agosto deste ano um levantamento das condições de saúde bucal da população de Jundiaí.
O projeto vai selecionar pessoas das faixas etárias de 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos usando um método de sorteio baseado nos dados do Censo IBGE 2010. Mas a cooperação é um dado importante porque a adesão é voluntária.
Os dados coletados não serão divulgados individualmente, apenas a porcentagem de doenças detectadas.
“Esse mapeamento vai ajudar a administração a focar os esforços nas áreas de maior necessidade de tratamento odontológico”, explica o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, destacando os recentes avanços no setor.
As crianças e adolescentes visitados nas escolas serão examinados caso os pais estejam de acordo com esta participação. Já os adultos e idosos serão visitados nos próprios domicílios, respondendo a algumas perguntas e sendo examinados por um dentista cadastrado e identificado pelo projeto da Secretaria de Saúde.
O exame será de observação da boca, feito com toda a técnica, segurança e higiene recomendados pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde.
Ao participar do projeto, o voluntário vai contribuir para um melhor conhecimento a respeito das doenças bucais da população e para o planejamento de ações preventivas e curativas no município. Em troca, vai receber orientações e encaminhamentos.