da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
De um pico de 7,5 mil atendimentos verificados em outubro do ano passado, o PA Central 24 Horas trabalha atualmente com novos números, na faixa de 9 a 10 mil atendimentos mensais. Os picos de procura acontecem nas segundas-feiras e datas próximas aos dias de pagamento salarial. Até mesmo os pacientes que usam esse serviço notam que o movimento está aumentando.
“Passamos a ter mais qualidade, mas a procura parece que está ficando maior”, comenta Diana Cavalcanti de Souza, moradora no Jardim Santa Gertrudes, que já utilizou anteriormente o Pronto-Atendimento e passou pela unidade nesta segunda-feira (17).
Entre 18 de março de 2013 até 14 de março de 2014 foram 110.500 atendimentos no PA Central 24 Horas, sendo 94,7 mil na clínica médica, 14,5 mil na odontologia e 1,3 mil na oftalmologia. Foram feitas ainda 13.580 radiografias e 880 ultrassonografias, além da retaguarda da enfermaria nos 24 leitos de internação rotativa. Os dados são da coordenação administrativa da unidade, que confirma a tendência de alta da demanda local e regional.
Os números do pronto atendimento odontológico cresceram a partir de dezembro do ano passado, com a abertura do segundo consultório. “Passamos de 45 para até 80 pacientes por dia”, comenta o coordenador José Antonio Kachan Júnior. No setor, em muitos casos emergenciais, os pacientes ainda preferem a extração a um tratamento que será continuado nas unidades de saúde. “E temos alguns casos gravíssimos por semana, causados por acidentes, que seguem para o centro cirúrgico do hospital”, destaca.
Todos os serviços do PA Central 24 Horas funcionam em tempo integral, contando todos os domingos e feriados do ano. As pulseiras coloridas, que se tornaram familiares ao público, orientam a classificação de risco e urgência nas cores vermelha, amarela, verde, e azul. O modelo do Pronto-Atendimento será replicado e ampliado nas outras unidades previstas na cidade.