da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Cerca de 4 mil pessoas passaram, na manhã desta sexta-feira (14), pelo posto do Procon Jundiaí montado em frente à Casa da Cultura, no calçadão da rua Barão de Jundiaí. A entrega de cartilhas e outros impressos sobre direitos do consumidor encerrou as atividades da Semana do Consumidor, que na cidade teve uma programação bastante diversificada.
“Estamos cumprindo nosso papel, de levar informação à população, o que equilibra e melhora muito as relações de consumo”, disse o coordenador do Procon, Adílton Garcia. Segundo ele, em todas as atividades da semana as pessoas se manifestavam, voluntariamente, querendo saber mais sobre o tema.
Na atividade desta sexta, o Procon distribuiu exemplares da Cartilha do Consumidor, elaborada em parceria com a Secretaria de Comunicação Social. “É um material com linguagem diferenciada, que mostra alguns temas de forma comentada”, explicou Adílton. Além da cartilha, também foram distribuídos fôlderes sobre legislação específica para imóveis, academias e até as relações do correntista com o banco.
A aposentada Dionídia Costa, uma das primeiras a pegar seu material com o Procon, disse que tem procurado se informar mais sobre seus direitos como consumidora. Ela contou que já teve problemas com venda casada em um banco e quase foi lesada. “Estou levando uma cartilha para mim e outra para minha irmã”, disse.
Maria Santana, igualmente aposentada e moradora de Várzea Paulista, também aprovou a iniciativa do Procon e disse que, se as pessoas se informasse mais, não enfrentariam situações constrangedoras. “Sabendo dos meus direito, fico mais esperta na hora de fazer uma compra ou contratar um serviço.”
Semana produtiva
Já na programação da Semana do Consumidor, Adílton destacou as visitas a duas universidades da cidade – Unip e Unianchieta – onde o público estudantil demonstrou muito interesse em saber mais sobre o tema. Além disso, houve uma palestra para pessoas da terceira idade, no Criju (Centro de Referência ao Idoso), e até para as crianças, que contaram com programação especial.
Adílton informou que, graças às ações de orientação da população, o número de atendimentos no Procon Jundiaí caiu de 39 mil em 2012 para apenas 24 mil em 2013. Neste ano, nos dois primeiros meses foram computados 4o mil atendimentos.
Os meses em que as demandas podem aumentar são aqueles considerados datas consagradas do comércio, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças.