da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O prefeito Pedro Bigardi marcou presença nesta quarta-feira (12) na comemoração dos 47 anos de criação da FMJ (Faculdade de Medicina de Jundiaí), apontada como um dos principais centros de ensino e pesquisa na área metropolitana da Aglomeração Urbana, e destacou o papel desempenhado pela instituição no cenário de saúde nacional.
“Eu trabalhei com o criador da faculdade, Pedro Fávaro, como colegas servidores e também quando foi prefeito. Temos um grande orgulho das lutas que consolidaram a FMJ e também sua visão de formar médicos, hoje tão discutida no País, há quase meio século”, afirmou Bigardi.
A importância da faculdade no governo municipal, que está ligada na estrutura de administração indireta, foi reforçada desde o ano passado com novos convênios que reduziram as filas de cirurgias eletivas no Hospital Universitário (HU), criado pela FMJ, e também no recente acordo federal que garantiu repasses adicionais de R$ 1 milhão mensais ao Hospital São Vicente de Paulo por conta de suas funções também como hospital-escola. “Era uma possibilidade aberta há vários anos, mas que não era utilizada”, explica o secretário Cláudio Miranda, da Saúde.
Para o diretor da Faculdade de Medicina, Itibagi Rocha Machado, os próximos passos da instituição são a abertura do curso de doutorado em 2016, que depende de um critério praticamente cumprido (a nota exigida pelo Conselho Nacional de Pesquisas, com ênfase em publicações científicas, é 4 e a FMJ já chegou ao nível 3). Atualmente, tem cursos de graduação em medicina e enfermagem, com mestrado em funcionamento.