da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Uma comissão de representantes do movimento Voto Consciente Jundiaí reuniu-se nesta terça-feira (11) com o prefeito Pedro Bigardi. O foco do encontro foi a discussão das 12 propostas mais apoiadas do concurso Cidadonos 2013. Um dos principais resultados da reunião foi uma abertura para um diálogo mais forte dos envolvidos com cada uma das onze propostas referentes ao Executivo (uma delas é voltada para a Câmara) com os respectivos setores de governo.
“Estamos em uma fase de buscar essa interlocução mais forte, tanto que neste ano implantaremos o Conselho da Cidade e faremos consultas, como as do Plano Diretor”, explicou o prefeito Pedro Bigardi. O concurso Cidadonos, criado em 2009 com 200 participantes, desenvolveu ferramentas próprias nos anos seguintes e chegou a 2013 com 4,5 mil participantes com aspectos peculiares como 50% de mulheres e 48% de jovens. No encontro estiveram presentes Alberto Urbinatti, Henrique Parra Parra Filho, Patrícia Torricelli, Lívia Siqueira e Silmara Meireles. Também participou o assessor de gabinete, Fernando da Silva Oliveira.
As propostas
Na lista de propostas estão tópicos como o parque linear do rio Guapeva (1), a política integrada de defesa da infância e da juventude (2), a revitalização cultural do Centro (3), o investimento mais forte na segurança (4), a implantação da Casa do Parto (5), a criação de jardim botânico no Retiro (6), o programa de sustentabilidade (7), as hortas, pomares e agroflorestas urbanas (8), a gestão democráticas de praças e parques (9), a preparação para vestibular nas escolas públicas (10), o programa nota fiscal jundiaiense (11) e a adequação da Câmara à lei de acesso à informação (12).
O prefeito Pedro Bigardi ouviu e apresentou planos em andamento em alguns casos, como a busca de integração entre projetos para o Centro, as etapas da nova estrutura de saúde mental (visando não apenas jovens) e as áreas diferentes que formam a questão do rio Guapeva, além do novo uso de contrapartidas de empreendimentos e da elevação da cidade no ranking estadual de município verde e azul, no aspecto ambiental.