da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante” da Fundação SOS Mata Atlântica tem abertura oficial nesta sexta-feira (7), no Jardim Botânico. Em princípio, o evento estava marcado para começar às 10h, mas foi prorrogado para às 11h30.
O projeto é uma das ações da Prefeitura de Jundiaí em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente na comemoração dos 31 anos de tombamento da Serra do Japi festejado neste sábado (8). O programa percorre diversas cidades da Mata Atlântica em todo o país, durante todo o ano, levando educação e conscientização ambiental à população local e regional. Em Jundiaí o projeto fica até o dia 16 com uma série de atividades.
Para o agrônomo Renato Steck, o programa vem totalmente de encontro com uma das funções do Jardim Botânico que é a educação ambiental, em especial a preservação de biodiversidade da Mata Atlântica.
O projeto
Trata-se de um caminhão adaptado para servir de palco à exposição. O veículo permanece em cada cidade de uma a duas semanas, período em que a equipe de biólogos e educadores ambientais da ONG promove atividades gratuitas e destinadas ao público de todas as idades. Algumas dessas atrações são organizadas pela própria SOS Mata Atlântica, e outras por meio de parcerias locais. Dentre elas, destacam-se: palestras, oficinas, jogos educativos, exposições, apresentações artísticas, exibições de vídeos e maquetes interativas.
Qualquer pessoa pode participar e o projeto conta com uma estrutura própria para receber deficientes físicos. Para agendamento dos grupos, é necessário entrar em contato pelo e-mail projeto.itinerante@sosma.org.br.