Prefeito anuncia duas novas ciclovias para este ano

7/3/2014 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O prefeito Pedro Bigardi anunciou, no fim da tarde desta quinta-feira (6), dois projetos para implementação de novas ciclovias na cidade. A apresentação foi feita para integrantes do movimento Pedala Jundiaí, na Sala de Situação do Paço Municipal. Os secretários Wilson Folgozi (Transportes) e Daniela da Camara Sutti (Planejamento e Meio Ambiente), responsáveis pela elaboração do Plano Cicloviário Preliminar, também participaram do encontro.

O chefe do Executivo afirmou aos ciclistas que ainda este ano vai colocar os projetos em execução. “Temos que começar a executar as ciclovias em Jundiaí”, disse. De acordo com os secretários, os dois projetos estão em fase de execução e têm previsões orçamentárias que permitem a implantação já neste ano. “Entendemos ser de suma importância que haja a fusão daqueles que usam a bicicleta como meio de transporte com os técnicos da Prefeitura”, afirma Daniela, ao explicar a necessidade de expor os projetos para os ciclistas.

A iniciativa faz parte do Plano de Mobilidade Urbana de Jundiaí. O secretário de Transportes explica que é possível colocar as novas ciclovias em prática por ter orçamento, viabilidade técnica e projeto. “O Plano de Mobilidade é mais demorado, mas assinamos o contrato nesta semana para dar início aos estudos”, diz Folgozi.

“Estrada-parque”
O primeiro trecho apresentado para o movimento foi a “Estrada-parque” na avenida José Luiz Sereno, que busca o desenvolvimento de uma ciclovia numa área de lazer. O projeto prevê ainda a sinalização, pavimentação e iluminação da ciclovia que já existe na avenida Antonio Pincinato e que permite a ligação com a avenida Prefeito Luiz Latorre.

O segundo trecho apresentado é uma contrapartida do Estudo do Impacto de Vizinhança (EIV) feito para a instalação do Hotel Ibis e que também é possível fazer ainda este ano. O projeto prevê uma ciclovia nas avenidas 9 de Julho e Coleta Ferraz de Castro, no Jardim Paulista.

A Secretaria de Transportes também afirmou a necessidade de se criar uma campanha para conscientizar os motoristas sobre o respeito com os ciclistas. “Nossa preocupação é nunca colocar o ciclista em risco. Ciclovia, cliclofaixa ou ciclorota têm de ser feitas com segurança”, afirma Folgozi.

O material surpreendeu os integrantes do movimento. “Achamos muito positivo e aparenta ser funcional. É o que precisamos, o respeito com os ciclistas”, afirma Gianlucca Hernandez.

Compartilhe no Whatsapp