da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Um pedido antigo de atletas e professores da cidade começa a ser atendido pela Secretaria de Esportes e Lazer de Jundiaí. O ginásio anexo do Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, o Bolão, será reformado. O local terá todo o telhado substituído, receberá pintura na estrutura metálica e áreas interna e externa, além da manutenção das partes que estão deterioradas. A obra tem previsão de término de 40 dias e já foi iniciada.
O local nunca havia passado por manutenção e tinha goteiras e vazamentos que prejudicavam a prática esportiva, além de comprometer os equipamentos da ginástica artística.
“No ano passado melhoramos as condições para os usuários no Bolão. Agora chegou a vez de melhorar a estrutura para nossos atletas e professores. Quando chovia, o Anexo ficava alagado e atrapalhava as aulas e partidas de nossas equipes. Vamos colocar uma telha chamada de ‘sanduíche’. Ela é identificada assim porque conta com isopor no meio da telha para melhorar as condições térmicas do anexo. O pessoal reclamava muito de calor, aqui. Com essas mudanças, vamos minimizar esse problema”, disse o secretário de Esportes, Cristiano Lopes.
Segundo o secretário, as obras vão tomar também o ginásio do Bolão. “Depois do Anexo, o ginásio principal será reformado também. Vamos fazer toda a pintura externa e interna, reformaremos a parte elétrica que está toda defasada, além da manutenção das partes que estão quebradas”.
O coordenador da ginástica artística, Marco Antônio Fernandes, o Pirica, comemorou a reforma do Anexo. “As equipes de competição treinam no local. É uma obra que a gente esperava há bastante tempo. Desde que foi construído, o espaço não havia passado por reforma. Sofríamos quando chovia com o risco de danificar algum equipamento e também com o calor”, explicou.
Bolão
Este não é o primeiro investimento no Bolão feito pela Secretaria de Esportes. Em 2013, o complexo esportivo ganhou a primeira academia ao ar livre para deficientes da cidade. Em agosto, foi entregue para a população a nova sala de musculação interna, totalmente remodelada e com novos equipamentos. Em outubro, quando o Bolão completou 60 anos, foi ampliada a academia ao ar livre do local. Foram instalados mais 12 aparelhos – dois exclusivos para uso de pessoas com deficiência.
Além disso, um antigo pedido da população foi atendido pela pasta já no início de 2014. Durante o mês de janeiro, a piscina do Bolão ficou aberta em horário estendido. Antigamente, o local ficava fechado durante todo o mês.
Em janeiro deste ano, a Secretaria de Esportes inaugurou o novo espaço paras as crianças com equipamentos modernos. Outra novidade no complexo esportivo é a chegada de mais oito aparelhos para a academia ao ar livre.