Passeio fotográfico propõe novo olhar sobre o Centro

24/2/2014 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A arquitetura do Centro Histórico de Jundiaí foi o foco do passeio fotográfico, realizado na manhã deste sábado (22), que contou com a participação de cerca de 50 pessoas. A iniciativa, uma ação do Fórum Permanente de Jundiaí, foi organizada pela Diretoria de Museus da Secretaria de Cultura.

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, destacou a importância do evento para o conhecimento e valorização do patrimônio que a região central abriga. “É um exercício educativo sobre o patrimônio histórico da cidade”.

O diretor de Museus, Jean Camoleze, disse que a ação tem o objetivo de discutir e buscar um outro olhar sobre o Centro da cidade. “A ideia é buscar um outro olhar e a partir daí propor ações para melhorias do Centro”.

Para professora de Patrimônio Histórico do curso de eventos da Fatec, Sueli Soares dos Santos Batista, as ações propostas pelo fórum, incluindo o passeio fotográfico, têm uma função de formação política e cultural. “O desenvolvimento urbano e tecnológico propicia a falta de contato das pessoas com o Centro. Estas ações possibilitam que as pessoas percebam o espaço que estão, suas mudanças ao longo do tempo e como este espaço é importante para que se crie uma identidade cultural. Quando falamos que o Centro está abandonado, na verdade o que falta é ocupação e para que seja ocupado é preciso primeiro conhecê-lo”, ressaltou.

O fotógrafo Júlio Montheiro, que levou os alunos do curso de fotografia para o passeio, elogiou a iniciativa. “A ideia é muito legal, pois trabalha o olhar da pessoa que passa a redescobrir a cidade através da lentes fotográficas. Passamos todos os dias pelo Centro e, muitas vezes, não valorizamos sua arquitetura”.

O passeio teve início na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes e seguiu pelo Centro, passando por pontos estratégicos como Teatro Polytheama, Esplanada Monte Castelo, Praça Rui Barbosa e da Catedral Nossa Senhora do Desterro. Aos participantes foram fornecidas fotos antigas destes locais para traçarem um comparativo de como eram e como estão hoje. As fotos produzidas pelos participantes servirão de base para o próximo debate a ser realizado pelo fórum.

Fórum 
O Fórum Permanente do Centro é uma iniciativa criada para estimular o surgimento de propostas para a valorização dessa região histórica da cidade. Entre as ações sugeridas por meio dos quase 30 participantes estão passeios fotográficos, projetos visuais de grafite ao ar livre ou em diálogo com o patrimônio, estudos com o público que usa ou mora na área, articulação de equipamentos culturais públicos e privados, eventos culturais mensais e projetos voltados à questão dos moradores de rua.

Compartilhe no Whatsapp