da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, sobrevoou na manhã desta terça-feira (4) diversos pontos da Serra do Japi, inclusive áreas que estavam sendo atingidas por focos de incêndios na região de Cabreúva.
O sobrevoo faz parte do convênio entre a Prefeitura de Jundiaí, Guarda Municipal e o Aeroclube da cidade, que tem por objetivo monitorar áreas do Território de Gestão da Serra do Japi, fiscalizando eventuais irregularidades que representam perigo para a Serra. O coordenador da Defesa Civil de Cabreúva, Tiago Henrique Magri, e o comandante da GM daquela cidade, Pedroso, também sobrevoaram as áreas.
O diretor do Aeroclube de Jundiaí, Marcos Antônio Pereira, afirma que por meio da parceria é possível a realização de sobrevoos na Serra, sempre que necessário, auxiliando o poder público em ações preventivas. “Isso faz parte do Estatuto do Aeroclube, como atividade de interesse público”, explica Marco.
Por aproximadamente 40 minutos foi realizado o monitoramento e todas as informações sobre um incêndio que ocorria na região rural de Cabreúva foram passadas rapidamente para a Guarda Municipal e a Defesa Civil do município.
O comandante da GM de Jundiaí lembra que esta ação faz parte de um projeto do território de gestão da Serra do Japi, implantado em 2013, que envolve a fiscalização motorizada em áreas monitoradas por meio de helicópteros e aeronaves do Aeroclube de Jundiaí. “O monitoramento aéreo é de extrema importância. Ele só tem a acrescentar para o meio ambiente e para as para as cidades que circundam a Serra do Japi”, avalia Ferraz.