da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O que antes era um terreno abandonado e cheio de mato deu lugar a uma bonita e funcional área de lazer, na Alameda dos Ipês, na Vila Alvorada. A inauguração ocorre dia 8 de fevereiro (sábado), a partir das 10h, com a presença de autoridades e da população daquela região.
As obras no local completam um conjunto de melhoramentos dos espaços públicos destinados ao lazer da população daquela região. No final do ano passado, inclusive, a remodelação da Praça Flora Brasileira e a reforma do campo de futebol e do playground já haviam sido feitas no bairro.
A iniciativa de reforma do espaço, realizada pela Secretaria de Serviços Públicos, surgiu após uma visita da primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi ao Grupo Sol da Cidadania, ano passado. A ONG (Organização Não Governamental) fica ao lado do espaço, degradado há muitos anos pelo matagal. A área de lazer, aliás, era um pedido antigo dos moradores.
Assim como na Vila Alvorada, outras áreas públicas antes abandonadas tornaram-se, a partir do ano passado, em locais para encontro e lazer das famílias. Foi assim, por exemplo, com a Área de Lazer José Orlandi, na Colônia; a pista de caminhada e bosque com 1,6 mil árvores, no Cidade Nova 1; a Área de Lazer Onofre Canedo, no Almerinda Chaves; e a inauguração do centro esportivo Mário Milani, no Ivoturucaia.
Seguindo um padrão de construção que vem sendo adotado pela Secretaria de Serviços Públicos há algum tempo, a maior parte do material usado vem do reaproveitamento e reciclagem, contribuindo para a economia de recursos públicos e para a preservação do meio ambiente. Neste espaço na Vila Alvorada, tudo chama a atenção.
O diretor da Divisão de Serviços Oeste, Temistocles José Samico, o Téo, faz questão de acompanhar cada detalhe da obra – que deve estar pronta até o final da próxima semana, para ser inaugurada dia 8. Um dos destaques é a cerca no estilo country. Ela está sendo construída com cruzetas, daquelas utilizadas em postes de iluminação.
“O material está sendo substituído pelas empresas de energia e nós adquirimos um lote de cerca de 2 mil unidades, para utilização em cercas nas praças e jardins pela beleza que elas agregam ao paisagismo”, explica Téo.
Tudo novo
Além desse, outro material oriundo da reciclagem é o concreto utilizado no pavimento entre a parte gramada e a cancha de malha construída no local. “É o entulho que a população descarta que permite produzir esse tipo de asfalto, usado também em outras obras”, conta o diretor. E não é só isso: também os brinquedos da ala infantil foram todos recuperados pelo pessoal da Secretaria de serviços Públicos, passando por reparos e nova pintura.
Outro detalhe da nova área de lazer são as cores. A intenção, na concepção do projeto, é tornar o espaço convidativo, o que não será tarefa das mais difíceis, já que, antes mesmo de ser concluída, a área de lazer já atrai a atenção da população – ansiosa pela inauguração.
Mais ainda por conta da academia ao ar livre, que terá seis equipamentos sobre uma plataforma pintada em azul, cor que também foi aplicada nos bancos e nas mesas de jogos. Um pergolado deverá completar a funcionalidade dessas mesas, protegendo os usuários do sol e da chuva.
Téo destaca ainda a preocupação com a acessibilidade, que é um item prioritário em todos os novos projetos, de forma a atender a uma determinação do prefeito Pedro Bigardi. “O cadeirante poderá desfrutar de todos os espaços, sem nenhuma limitação”, completa o diretor.
Homenagem
A área de lazer também já tem nome: é Geraldino Bueno, que tem uma história ligada à Prefeitura de décadas passadas. Foi ele um dos responsáveis pela tropa de cavalos, utilizados para conduzir as carroças que levavam materiais para as obras. “Se hoje em dia as coisas são difíceis, imagine, então, naquela época, quando nossos veículos tinham tração animal”, ressalta Téo.