Campanha contra hanseníase busca 'zerar' casos

21/1/2014 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Depois de ser antecipada com cartazes e orientações nos 37 postos da rede pública de saúde nos bairros em Jundiaí, a implementação da campanha “Hanseníase Tem Cura” pelo Ministério da Saúde reforça os esforços implementados na cidade com uma grande campanha educativa voltada à população e também como reforço aos profissionais do setor desde outubro do ano passado, quando integrou a campanha estadual do tema.

O Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase é comemorado dia 14 de janeiro. “Ainda existem regiões do Brasil onde ocorrem mais de 10 casos por 10 mil habitantes. Mas é uma doença totalmente curável e, com vigilância constante, diagnóstico precoce e tratamento bem aplicado, os números seriam mais confortáveis. A situação de Jundiaí, por exemplo, é de 0,32, ou seja, abaixo de um caso por cada 10 mil habitantes”, afirma, em nota, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

Embora tenha diminuído de 20 casos novos (2008) para 12 (2012), a baixa ocorrência reduz também a suspeição da doença até mesmo por profissionais da rede de saúde. De acordo com o Programa Municipal de Combate à Hanseníase, coordenado pela bióloga Maria Terezinha Beltrame, alguns pacientes detectados são provenientes de estados endêmicos para a doença que vieram trabalhar em Jundiaí, especialmente na construção civil. .

“A rede assistencial deve se manter atenta visando o diagnóstico precoce e contribuindo para a eliminação da doença em um futuro próximo”, diz a nota, lembrando que o Brasil ainda é o segundo País com mais casos no mundo, logo atrás da Índia.

Compartilhe no Whatsapp